20 janeiro 2016

OPINIÃO: A duvidosa troca de Marciel por Willians

O futebol sempre foi marcado por dúvidas, questionamentos e discussões. Parece que a bola da vez nos debates desse fantástico esporte diz respeito à  troca de volantes realizada entre Corinthians e Cruzeiro, na qual Marciel irá para a Raposa, enquanto Willians vestirá a camisa alvinegra nesta temporada..  O PÊNALTI FC agora mostra porque a equipe de Minas Gerais leva vantagem na negociação.

Marciel é uma jovem promessa oriunda da base corintiana. Com 20 anos, disputou apenas quatro jogos oficiais, todos no último Campeonato Brasileiro, e se destacou ao balançar as redes logo em sua estreia diante do Fluminense. Caracteriza-se por ser ótimo no passe, tendo acertado 108 deles na competição nacional e errado apenas 12. Atua mais pela região central do gramado, caindo pelo lado direito e apesar de atuar como volante, não recebeu nenhum cartão ainda com a camisa profissional do Corinthians e cometeu apenas 3 faltas, média de 0,75.

Em contrapartida, Willians já é um atleta mais experiente, está prestes a completar 30 anos e tem no currículo passagens por times como Flamengo e Internacional antes de chegar ao Cruzeiro. É um marcador nato, com aproveitamento superior a 86% nos desarmes, sabendo também passar muito bem, pois acertou 1000 passes em 29 jogos, enquanto errou apenas 96, com 91% de acerto e apenas 9% de erro. No entanto, sempre foi conhecido por ser um jogador bastante violento. No último Brasileiro, cometeu 74 faltas, média de 2,55, recebendo 15 cartões amarelos e 2 vermelhos. 

Portanto, acredito que o Corinthians não fez uma boa negociação ao realizar a troca de volantes, pois está liberando uma grande promessa de suas categorias de base, com um futuro promissor, bastando adquirir experiência, desenvolver-se como jogador para que obtenha sucesso e futuramente seja vendido para um grande mercado, caso de Marciel, para trazer um atleta mais experiente, com mais "bagagem", mas que não irá apresentar grandes evoluções dentro do seu futebol e possui poucas chances de ser negociado, como é Willians.

A diretoria corintiana justifica a negociação pelo fato de Marciel ainda não estar preparado para assumir um posto na equipe titular comandada por Tite, algo impossível de saber se chances não forem dadas a ele. É preciso que o treinador do Timão olhe mais para suas revelações das categorias de base, pois eles podem render bons frutos. 

Vale lembrar, que uma cláusula contratual foi colocado pelo Corinthians, na qual fica estipulado o valor de R$20 milhões para que o Cruzeiro faça a contratação em definitivo de Marciel ao final do empréstimo.