16 fevereiro 2016

Em lugar inóspito, Corinthians inicia caminhada rumo ao bicampeonato

O Corinthians entrará em campo nesta quarta-feira, dia 17, em sua estreia na fase de grupos da Taça Libertadores da América 2016. O adversário, chamado de Cobresal, não é muito conhecido, mas possui uma característica peculiar, manda seus jogos no meio do famoso deserto do Atacama, no Chile e é lá, onde o Timão iniciará sua caminhada rumo ao bicampeonato da competição a qual triunfou em 2012.

Será apena a segunda participação deste modesto time chileno na Taça Libertadores. Em 1986, quando disputou o torneio pela primeira vez, caiu na fase de grupos, o que, teoricamente, deve se repetir na edição deste ano. O principal triunfo do Cobresal é o município de El Salvador, sua sede. O município possui vários mineradores e população estimada em 7000 habitantes e é um local de difícil acesso. Para chegar até lá, é necessário ir de avião até Capiapó e depois ainda andar um trajeto de ônibus, para em seguida encarar uma altitude de 2300 m, a qual pode ser aliada dos chilenos.

A equipe chilena mandará seus jogos no estádio El Cobre, referência à atividade extrativista denominante naquela área. Possui capacidade para, aproximadamente, 20700 pessoas, mas não terá casa cheia, muito por conta de o campo ter mais lugares que habitantes no município. Com isso, a altitude continua sendo o principal fator a favor do Cobresal, que ainda conta com um time bastante entrosado, acostumado ao 4-5-1 o qual possui como principal articulador o meio campista Fuentes, responsável por distribuir as bolas para o goleador Cantero.


Fundado há 36 anos, em 1979, o Cobresal possui poucos títulos em sua história, sendo que o mais importante deles aconteceu ano passado, quando faturou o Campeonato Clausura do Chile. Fora isso, há uma Copa chilena de 1987 e duas segundas divisões em 1983 e 1998. 

O Corinthians, por sua vez, tenta segurar a empolgação do bom início de Campeonato Paulista, no qual ainda está invicto e com 100% de aproveitamento, e realizar uma boa fase de grupos na Libertadores, onde é o principal favorito do grupo 8. A entrada do meia Giovanni Augusto, um dos destaques no clássico diante do São Paulo, deverá ser a mudança mais significativa. No restante, a mesma equipe que vem se destacando no estadual deve atuar no Atacama.

Ficha Técnica

Jogo: Cobresal-CHI x Corinthians
Competição: Fase de Grupos - Taça Libertadores
Dia: 16/02/2016
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio El Cobre (El Salvador-CHI)
Arbitragem: Andres Cunha (Uruguai)
Transmissão: Globo (TV Aberta), Sportv e Fox Sports (TV Fechada)

Cobresal: Cuerdo; Jerez, Salazar, Escalona, López; Ureña, Sarabia, González, Acuña, Fuentes e Cantero. T: Dalcio Giovagnoli

Corinthians: Cássio; Fagner, Felipe, Yago, Uendel; Bruno Henrique, Elias, Romero, Rodriguinho, Giovanni Augusto e Danilo. T: Tite