01 janeiro 2016

Principal torneio das categorias de base começa neste sábado

Neste sábado, dia 2 de janeiro, será dada a largada para o maior e principal torneio das categorias de base. É claro que estou falando da Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, responsável por inaugurar o calendário de jogos do futebol brasileiro. São 24 dias de disputa em diversas localidades do estado de São Paulo, desde a capital até o interior. 

Algumas peculiaridades tornam a Copinha tão carismática e interessante para o torcedores. Dentre elas, é possível mencionar o fato de a entrada para todas as partidas, com exceção da final, é gratuita. Além disso, a competição acontece no verão, estação marcada pelas fortes chuvas, principalmente no estado de São Paulo, o que torna, muita vezes, o jogo um verdadeiro polo aquático em gramados extremamente prejudicados. Há também a simpatia do torcedor interiorano e os exóticos nomes que sempre aparecem entre os atletas, como Rully Gullyt, Michael Platini Falção, Linniker e Olliver Gulliver.

O sistema de disputa é o tradicional e sempre emocionante mata-mata. São 112 equipes, isso mesmo, 112 equipes, representando todos os estados do Brasil, incluindo um time do Haiti, divididas em 28 grupos com quatro participantes cada um. Todos da chave se enfrentam em turno único e os dois melhores classificados avançam para a próxima fase, que é quando inicia-se o mata-mata, até a grande decisão, marcada tradicionalmente no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

A competição é conhecida por sempre revelar jovens talentos que muitas vezes despontam nas equipes profissionais. Dentre grandes nomes revelados na Copinha, pode-se citar o de Neymar, maior jogador brasileiro na atualidade, apareceu no Santos em 2008. Também cita-se Raí, Lucas e Rogério Ceni, meias e goleiro do São Paulo, respectivamente, o atacante Denner da Portuguesa, Casagrande do Corinthians, Falcão do Internacional, entre tantos outros.

Resta apenas torcer para o seu time do coração revelar algum grande talento e assistir aos jogos, que terão transmissões da Rede Vida e TV Brasil na TV aberta, além de ESPN e Sportv na TV fechada, ou se preferir, melhor ainda, comparecer ao estádio. Vale lembrar que o PÊNALTI FC fará  uma cobertura bastante especial, com reportagens contando sobre os acontecimentos das partidas.