31 dezembro 2015

Retrospectiva dos campeões em 2015

Com o retorno do PÊNALTI FC após alguns meses parado, aos poucos novidades vão surgindo nas reportagens do blog. Nesta quinta-feira, 31 de dezembro, último dia de 2015, trago a vocês uma retrospectiva com todos os campeões na última temporada, relembrando um pouco de cada título. A matéria trará desde a Copa São Paulo de Futebol Júnior até o Mundial de Clubes, em ano marcado pela supremacia paulista no futebol brasileiro. Confira!

Copa São Paulo de Futebol Júnior
CAMPEÃO: Corinthians
VICE: Botafogo-SP
A primeira competição com título no ano consagrou os garotos do Corinthians, que triunfaram na grande decisão pelo placar de 1x0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. Antes disso, o Timão superou o Guaicurus-MS, Grêmio Barueri, Rio Branco-AC, Grêmio Prudente, Goiás, São Caetano e São Paulo.


Campeonato Paulista
CAMPEÃO: Santos
VICE: Palmeiras 
Começaram os estaduais e no mais disputado do país, o Santos, até então desacreditado por boa parte da mídia e dos torcedores, derrotou o Palmeiras em uma final eletrizante e ficou com o caneco. No primeiro jogo, os santistas perderam por "apenas" 1x0, no Allianz Parque, gol de Leandro Pereira, e ainda Dudu desperdiçou penalidade máxima para o alviverde, mas devolveram um 2x1 na Vila Belmiro, tentos de Ricardo Oliveira e David Braz para o Peixe, e de Lucas para o alviverde, triunfando nas penalidades por 4x2, grande atuação do goleiro Vladimir, que defendeu cobrança de Rafael Marques. 

O Santos venceu o Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, depois de triunfar por 2 a 1 no tempo normal, e conquistou o Campeonato Paulista de 2015

Campeonato Carioca
CAMPEÃO: Vasco
VICE: Botafogo
O ano começou promissor para o Vasco. Sob o comando de Doriva, campeão paulista em 2014 com o surpreendente Ituano, o cruz-maltino faturou o estadual, algo que não acontecia desde 2003. A grande decisão foi diante do Botafogo, em duas partidas no estádio do Maracanã. Na primeira delas, vitória magra por 1x0, gol de Rafael Silva, saído do banco de reservas, nos acréscimos da etapa final. Na segunda, novo triunfo, desta vez por 2x1, com Rafael Silva indo às redes novamente junto com Gilberto, Diego Jardel descontou, mas nada que impedisse o título do Gigante da Colina.

 

Campeonato Mineiro
CAMPEÃO: Atlético-MG
VICE: Caldense
Foi um campeonato estadual bem diferente em Minas Gerais. Acostumados a fazerem a grande decisão, Atlético-MG e Cruzeiro tiveram que se contentar em disputar a semifinal, vencida pelo Galo por um agregado de 3x2. Na final, os comandados de Levir Culpi teriam pela frente a surpreendente Caldense, dona da melhor campanha na primeira fase. Deu a lógica, vitória do alvinegro de Minas, vitória por 2x1 na segunda partida após empate sem gols na ida. O problema é que o duelo foi marcado por erros de arbitragem, entre eles, o último tento da partida, anotado em posição irregular por Jô, que garantiu o título estadual para a equipe da capital. Os outros gols foram feitos por Lucas Pratto do clube de BH e Luiz Eduardo para a Caldense.


Campeonato Gaúcho 
CAMPEÃO: Internacional
VICE: Grêmio
Desde a primeira fase, o Internacional foi o grande time do Gaúchão, tendo apenas uma derrota durante toda a competição. Na grande decisão, a vítima foi o rival Grêmio, que sucumbiu pelo placar de 2x1 no segundo jogo, após empate sem gols no primeiro duelo. Valdívia e Nilmar abriram o placar para o Colorado ainda na primeira etapa e Giuliano descontou. O empate daria o título ao Tricolor por conta do chamado "gol qualificado", mas os comandados de Diego Aguirre seguraram a pressão e comemoraram junto à torcida no Beira-Rio.


Copa do Brasil
CAMPEÃO: Palmeiras
VICE: Santos
Ao contrário do Paulistão, desta vez os papéis se inverteram e o Santos era apontado por todos como o grande favorito. No entanto, em campo, a história foi diferente. O Palmeiras soube jogar, perdeu de "apenas" 1x0 na Vila Belmiro, tento de Gabigol, e na volta no Allianz Parque lotado, venceu pelo placar de 2x1, com Dudu marcando ambos os gols do Verdão e Ricardo Oliveira, persona non grata no Palestra por conta de uma suposta provocação no Brasileirão, anotando o do Peixe. Nas penalidades máximas, brilhou Fernando Prass, que defendeu cobrança de Gustavo Henrique e ainda converteu a batida do título.


Campeonato Brasileiro
CAMPEÃO: Corinthians
VICE: Atlético-MG
Não deu nem graça! O Corinthians foi amplamente superior a seus adversários e "nadou de braçadas" na competição. Foram 81 pontos conquistados, um recorde nos pontos corridos, 71 gols marcados, apenas 31 sofridos, incríveis 24 vitórias e somente 9 derrotadas. O título veio após empate por 1x1 com o Vasco em São Januário, com Vágner Love anotando o gol que garantiu o caneco. Mas, pode-se dizer que a taça só veio por conta de uma emblemática vitória por 3x0 sobre o Atlético-MG, em pleno Independência, com tentos feitos por Love, Malcom e um voleio sensacional de Lucca. Nesta vitoriosa campanha corintiana, destaca-se também a impiedosa goleada de 6x1 diante do rival São Paulo, em Itaquera, com os reservas.


Campeonato Brasileiro Série B
CAMPEÃO: Botafogo
VICE: Santa Cruz
Como é obrigação de todo clube grande, o Botafogo cumpriu seu papel e subiu de volta à primeira divisão sendo campeão da segunda. Na campanha vitoriosa dos cariocas, foram 72 pontos conquistados em 21 vitórias, com 60 gols a favor e 30 contra. O jogo do acesso aconteceu em 10 de novembro, no estádio Passo das Emas, localizado no município de Lucas do Rio Verde, em vitória por 1x0 diante do Luverdense, com tento anotado por Ronaldo.


Campeonato Brasileiro Série C
CAMPEÃO: Vila Nova-GO
VICE: Londrina
A terceira divisão adota o emocionante modelo de mata-mata e através dele, ascenderam à segundona, o Vila Nova (grande campeão), Londrina, Brasil de Pelotas e Tupi. Na grande decisão, os goianos superaram os paranaenses. No primeiro jogo, triunfo do Tubarão, 1x0, gol de Zé Rafael. Porém, na volta, só deu Vila Nova, goleada impiedosa por 4x1, tentos anotados por Ramires, Zotti e Moisés, duas vezes.


Campeonato Brasileiro Série D
CAMPEÃO: Botafogo-SP
VICE: River-PI
Assim como a série C, a quarta divisão também adota o sistema de mata-mata, que neste ano, consagrou o Botafogo de Ribeirão Preto, responsável por bater o River-PI na grande decisão por 3x2 no jogo de ida, com direito à hat-trick do atacante Francis, e segurar o empate sem gols no jogo de volta. Além dos paulistas e dos piauienses, subiram Remo e Ypiranga-RS.


Campeonato Alemão 2014/2015
CAMPEÃO: Bayern de Munique
VICE: Wolfsburg
Comandado por Pep Guardiola, o Bayern de Munique foi um verdadeiro "rolo-compressor" na temporada 2014/2015 do Alemão, assim como tem sido nas últimas temporadas. Dez pontos de vantagem sobre o vice-líder, além de 25 vitórias em 34 jogos e 80 gols marcados com apenas 18 sofridos. O título veio após vitória por 1x0 sobre o Hertha Belim, gol de Schweinstieger, aliado à derrota do Wolfsburg pelo mesmo placar para o Borussia Mönchengladbach. 


Campeonato Espanhol 2014/2015
CAMPEÃO: Barcelona
VICE: Real Madrid
O trio MSN, formado por Messi, Suárez e Neymar já despontava e desfilava seu bom futebol pelos gramados europeus. Com isso, a equipe chegou a marca de 94 pontos em 38 jogos, incríveis 112 gols anotados (mesmo assim, seis a menos que o rival Real Madrid) e apenas 23 sofridos. O título veio justamente contra o Atlético de Madrid, algoz na temporada 2013/2014, em triunfo pelo placar de 1x0, gol de Messi, em pleno estádio Vicente Calderón.

Barcelona foi campeão espanhol pela 23ª vez - faltam 9 para alcançar o Real

Campeonato Francês 2014/2015
CAMPEÃO: Paris Saint-Germain
VICE: Lyon
Assim como é de praxe nas últimas temporadas, o milionário time do Paris Saint-Germain conquistou mais uma vez o Campeonato Francês com certa facilidade. Foram somados 80 pontos, com 23 vitórias e 80 gols marcados. A taça foi levantada após vitória pelo placar de 2x1 sobre o Montpellier, com gols anotados por Matuidi e Lavezzi. 


Campeonato Inglês 2014/2015
CAMPEÃO: Chelsea
VICE: Manchester City
José Mourinho foi mais uma vez impecável dirigindo o Chelsea na última temporada. Sagrou-se campeão nacional com 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, somando 84 pontos com apenas 3 derrotadas em 38 jogos e 25 vitórias. A comemoração matemática foi feita após o triunfo diante do Crystal Palace, 1x0, gol de Hazard. podendo comemorar juntamente de sua torcida no estádio Stamford Bridge. 


Campeonato Italiano 2014/2015
CAMPEÃO: Juventus
VICE: Roma
Assim como acontece na França e na Alemanha, o campeonato nacional na Itália não possui fortes emoções, muito por conta da hegemonia da Juventus, que na última temporada, foi absoluta também. Triunfou com significativos 17 pontos de vantagem sobre o vice-líder, tendo sido derrotada apenas três vezes e vencido em 26 oportunidades. O caneco veio após vitória sobre a Sampdoria por 1x0, tento feito pelo chileno Arturo Vidal.


Liga dos Campeões da Europa 2014/2015
CAMPEÃO: Barcelona
VICE: Juventus
Avassalador. Palavra define a campanha do Barcelona comandado pelo trio MSN, de Messi, Suárez e Neymar. Na primeira fase, 15 pontos somados em um grupo com PSG, Ajax e Apoel. Depois, despachou ainda os milionários do Manchester City, novamente o PSG, o Bayern de Munique e na final, superou a Juventus pelo placar de 3x1, gols anotados por Rakitic, Suárez e Neymar, com Morato descontando para os italianos. Foi a quinta Champions faturada pelos catalães.


Liga Europa 2014/2015
CAMPEÃO: Sevilla
VICE: Dnipro 
O Sevilla conseguiu faturar mais uma vez a Liga Europa. Na edição passada, o time de Andaluzia teve que superar Feyernoord, Rijeka da Croácia, Standard de Liege, Borussia Mönchengladbach, Villarreal, Zenit, Fiorentina, até chegar à final diante do Dnipro, da Ucrânia, vencida por 3x2, gols marcados por Krychowiak e Bacca, duas vezes.


Taça Libertadores da América
CAMPEÃO: River Plate
VICE: Tigres
Desacreditado, último classificado da primeira fase e o River Plate superou todas as adversidades para faturar o tricampeonato da competição. Passou por um grupo com Tigres, Juan Aurich e San José somando míseros 7 pontos. Nas oitavas, ganhou no tribunal após incidente com gás de pimenta o duelo com o rival Boca Juniors, ainda superou Cruzeiro e Guarani-PAR até a decisão, onde reencontrou o Tigres e foi amplamente superior, segurando empate sem gols no México e fazendo 3x0 em Buenos Aires, gols de Alario, Carlos Sánchez e Funes Mori. 


Copa Sul-Americana
CAMPEÃO: Independiente Santa Fé
VICE: Huracán
O Santa Fé fez história ao se tornar a primeira equipe colombiana a faturar o caneco da competição. O triunfo veio após superar LDU Loja, Nacional de Montevidéu, Emelec, Independiente, Sportivo Luqueño e na decisão derrotar o Huracán nas penalidades máximas, por 3x1, após dois empates sem gols no tempo normal, tanto na ida como na volta.


Mundial de Clubes
CAMPEÃO: Barcelona
VICE: River Plate
A superioridade europeia sobre a América do Sul ficou evidenciada no Mundial de Clubes conquistado pelo Barcelona. Os catalães superaram o Guangzhou, da China, por 3x0, e depois, na grande decisão, não tiveram trabalho para repetir o placar diante do River Plate, que sofrera para derrotar o Sanfrecce Hiroshima na fase anterior, com gols de Lionel Messi e dois de Luis Suárez.