14 dezembro 2012

Relembre a trajetória santista no Paulistão 2012

Foto: Canelada

     O Santos conquistou seu tricampeonato paulista em 2012. No entanto, nada foi fácil. O título veio graças a união de todo o grupo e principalmente ao talento, a individualidade, a genialidade do craque Neymar, que ainda terminou como artilheiro da competição com 20 gols marcados.
      Na estreia, o Peixe poupou os titulares por terem entrado em férias mais tarde em resultado do Mundial. O time da Baixada não passou de um empate por 1x1 com o XV de Piracicaba. Os gols do jogo foram marcados por Alan Kardec e André Cunha. Na segunda rodada, ainda com os reservas, o Santos bateu de virada o Ituano por 2x1, tentos de Alan Kardec (2), e Kleiton Domingues descontou para o time do interior. Na rodada seguinte, Alan Kardec seguia brilhando, marcou mais uma vez, mas o time só empatou por 1x1 com o Paulista. Renan Marques fez o gol do Galo. No jogo de número 4, os titulares voltaram. Mas, a vitória não veio. Ibson até marcou, mas Wanderson deixou tudo igual, 1x1.
Foto: Fox Sports
       Pela sexta rodada, o primeiro clássico. Diante do Palmeiras em Presidente Prudente, Neymar marcou seu gol 100 com a camisa santista, mas viu o Peixe ser derrotado por 2x1 pelos verdes, que marcaram com Fernandão e Juninho. Na partida seguinte, show do camisa 11. Ele marcou três gols na goleada por 4x1 sobre o Botafogo. Felipe Anderson fez o outro do Peixe e Camilo descontou para o Fogo. Rodada 7, e novamente time reserva por conta da Libertadores. Sem problemas, vitória fácil por 4x1, gols de Dimba, Anderson Carvalho, Bruno Rodrigo e Vinícius. Diego Macedo descontou para o Linense. A próxima vítima foi o Mirassol, que acabou derrotado por 3x1, gols Edu Dracena, Borges e Juan, enquanto Preto marcou para a equipe do interior. O Santos engatou sua quarta vitória seguida diante do Comercial, com gols de Durval e Ibson, 2x0. Na décima rodada, um show de Neymar. O atacante marcou duas vezes na goleada por 6x1 com a Ponte Preta. Edu Dracena fez outros dois, Ganso mais um e outro gol contar de Ferron, enquanto Uendel descontou para a Macaca.
Foto: Globoesporte.com
        No jogo de número 11, o Peixe não contou com Neymar, Ganso e Rafael, mas viu Arouca e Ibson marcarem na vitória por 2x0 diante do Guarani. Na rodada seguinte, o clássico diante do Corinthians, decidido em um belo passe de Ganso, que Ibson colocou a bola nas redes, 1x0. No próximo jogo, com os reservas, o Peixe acabou surpreendido pelo Mogi Mirim, que venceu por 3x1, gols de Val (2) e Felipe. Dimba fez para os praianos. Depois, o Peixe sofreu com Lucas, e viu o São Paulo vencer por 3x2, com um gol do camisa 7, outro de Luis Fabiano e um de Casemiro. Neymar e Dracena fizeram os tentos santistas. Na rodada 15, vitória sobre o Bragantino, 2x0, gols de Borges e Alan Kardec.  Décima sexta rodada, passeio diante do Guaratinguetá, 5x0, gols marcados por Neymar (3), Juan e Borges. No jogo seguinte, mesmo com os reservas, Dimba e Rafael Caldeira garantiram o triunfo por 2x0. Na penúltima rodada da primeira fase, o São Caetano surpreendeu, venceu os santistas por 2x1, gols de Marcelo Costa e Geovane. O gol do Peixe foi anotado por Neymar. No jogo de número 19, goleada por 5x0 diante da Catanduvense com gols de Borges (2), Ganso (2) e outro de Neymar.
Foto: Papo de Buteco
        Nas quartas de final, o Peixe não encontrou muitos problemas para derrotar o Mogi Mirim com mais um show do atacante Neymar. O atacante deu dribles, carretilha e marcou um dos gols na vitória por 2x0, já que o outro foi anotado por Maranhão.
        As semifinais foram mais disputadas. O Santos encontrou o São Paulo pela frente, rival que o vencera na primeira fase. No entanto, Neymar colocou o Tricolor na roda. Foi nesse jogo que o camisa 11 "entortou" Piris, e marcou os três gols da vitória por 3x1. O tento são paulino foi feito por Willian José.
        Os dois jogos das finais forma marcados por novos show de Neymar e superioridade santista diante do Guarani. Na primeira partida, Ganso acertou um lindo chute e colocou o Santos em vantagem. Depois, Neymar aproveitou sobra de bola e empatou, em seguida o camisa 11 marcou um golaço. Cortou a marcação e bateu no alto, 3x0. No jogo de volta, Neymar marcou mais dois, Alan Kardec outros dois, e nem os gols de Medina e Fabinho tiraram a festa do tricampeonato do Peixe.