14 dezembro 2012

Relembre a trajetória do Palmeiras na Copa do Brasil

Foto: Portal das Notícias

     O Palmeiras saiu da fila de vários anos sem conquistar um título nacional. Em 2012, após superar várias dificuldades internas, o Verdão conseguiu vencer a Copa do Brasil 2012, comandado por Felipão, Barcos e Marcos Assunção.
      Na primeira fase, o time paulista precisou de dois jogos para eliminar a fraca equipe do Coruripe de Alagoas. O gol foi anotado por Hernán Barcos, que recebeu assistência de Daniel Carvalho e concluiu com frieza, 1x0. No jogo de volta, um passeio alviverde. Jogando em Jundiaí, o Palmeiras colocou 3x0 nos alagoanos. Primeiro, Assunção cobrou falta e abriu o marcador. Em seguida, o meia serviu Barcos, que testou pras redes, e depois fechou a vitória com gol de Juninho.
Foto: Magnífico FC
       A segunda fase foi mais tranquila para o alviverde imponente. Apesar de sair perdendo para o Horizonte do Ceará por 1x0, gol de Mateus, o Verdão reagiu e com dois gols do contestado zagueiro Leandro Amaro, e outro de Maikon Leite em tabela com Ricardo Bueno, fechou a vitória fácil por 3x1, definindo a classificação sem precisar jogar a partida de volta.
Foto: Mundo Palmeiras
       Já pelas oitavas de final, o Palmeiras encontrou um adversário mais conhecido no futebol brasileiro, o Paraná. No primeiro jogo na região Sul, o Verdão encontrou dificuldades, mas bateu os paranaenses pelo placar de 2x1. Primeiro, Marcos Assunção, como sempre em suas cobranças de falta, cobrou bem e abriu o marcador. No entanto, Luisinho deixou tudo igual para o Paraná após rebote do goleiro Bruno. Na etapa complementar, cobrando penalidade máxima, Henrique definiu a vitória alviverde. Sem dificuldades no jogo de volta, o Palmeiras aplicou um chocolate de 4x0, com show do "Messi Black" Mazinho. O atacante marcou dois gols na vitória. Os outros tentos foram anotados pelo chileno Jorge Valdívia e o outro pelo velocista Maikon Leite.
        Nas quartas de final, uma nova equipe paranaense, desta vez o Atlético. O Furacão abriu o placar com Bruno Mineiro aproveitando cruzamento desviado por Renan Foguinho. Mas, logo em seguida, Barcos recebeu de Valdívia e bateu cruzado para empatar. Depois, Edgar Junior recolou o Atlético em vantagem. Na segunda etapa, Maikon Leite deixou tudo igual, 2x2. Na segunda e decisiva partida, o Verdão abriu o marcador com Luan que recebeu passe de uma linda jogada do Maikon Leite. Depois, Henrique aproveitou sobra em escanteio e garantiu o Palmeiras nas semifinais.
Foto: Resumo Dicas
        As semifinais foram tensas. Diante do Grêmio de Luxemburgo, o Palmeiras teve que jogar na retranca e explorar os contra ataques no Olímpico. Assim, o time paulista venceu por 2x0, com ambos os gols feitos depois dos 40 minutos da etapa final. Primeiro, Mazinho abriu o marcador e em seguida, Barcos definiu a vitória. Na partida de volta, Fernando aproveitou rebote de Bruno e abriu o placar para o Grêmio. No entanto, Valdívia recebeu a bola na entrada da área e bateu colocado, colocando o Palmeiras na final.
         Na grande decisão, o Verdão reencontrou um grande adversário, o Coritiba, que um ano antes havia aplicado 6x0 no clube paulista. Na Arena Barueri, e sem Barcos que se recuperava de uma apendicite, Valdívia abriu o placar de pênalti. Na etapa complementar, Marcos Assunção levantou bola na cabeça de Thiago Heleno, que fez o segundo, 2x0. Na partida de volta, um Couto Pereira lotado, que viu Ayrton abrir o placar e acender a esperança no Coxa. Mas, o iluminado Betinho empatou de cabeça e garantiu o título que tirou o Palmeiras da fila.