CR7 teve atuação discreta, assim como parte de seu time Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro |
Chegando para a disputa da Eurocopa pensando em conquistar o título, a seleção de Portugal estreou com tropeço diante da Islândia, que fez sua estreia na história da competição. Nesta terça-feira, 14, no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Etienne, os portugueses apenas empataram pelo placar de 1x1, e dividem a segunda colocação com os islandeses no grupo F, o qual possui a Hungria como líder.
Assim como era de se esperar, Portugal começou a partida tentando tomar a iniciativa e tendo a posse de bola. Porém, foi a Islândia quem assustou pela primeira vez, quando Sigurdsson pegou a redonda pelo lado esquerdo, invadiu a área e finalizou para grande defesa de Rui Patrício.
Os portugueses tentavam chegar com perigo e, quando conseguiam, esbarravam em atuação sensacional de Halldorson, goleiro da Islândia. Primeiro, ele defendeu, em dois tempos, chute de Vieirinha. Em seguida, um verdadeiro milagre foi operado. Cristiano Ronaldo fez o que quis com a marcação e cruzou para Nani testar quase na pequena área e o arqueiro intervir, brilhantemente, com as pernas.
Até que aos 30 minutos, não teve Halldorson para salvar. André Gomes fez boa jogada pelo lado direito, tabelou com Vieirinha, e cruzou para dentro da área, onde estava Nani. Se o goleiro islandês salvou na primeira cabeçada, desta vez não evitou a batida à queima-roupa do atacante, abrindo a contagem do marcador para os lusos.
No segundo tempo, a Islândia surpreendeu e calou a torcida portuguesa em Saint-Etienne. Logo aos 5 minutos, Gudmundsson cruza na segunda trave, Bjarnason entra completamente livre, nas costas de Vieirinha, e finaliza de primeira, sem qualquer chance de defesa para Rui Patrício. Gol histórico! O primeiro dos islandeses em Eurocopas.
Tendo sofrido o empate, Portugal precisou se lançar ao ataque para tentar conquistar a vitória, mas esbarrou novamente em Halldorson. André Gomes recebeu na entrada da área, bateu colocado e viu o goleiro espalmar. Em seguida, após cobrança de escanteio, o volante Raphael Guerreiro apareceu como elemento surpresa e finalizou cruzado, para defesa segura do camisa 1.
Fernando Santos, treinador dos lusos, tentou mexer na configuração do time, sacou João Mário e colocou Quaresma, porém o atacante foi outro a parar em defesa do goleiro islandês, justamente em seu primeiro lance.
As duas últimas grandes chances da partida foram uma de cada lado. Primeiro, Cristiano Ronaldo recebeu cruzamento e cabeceou à queima-roupa, mas lá estava Halldorson para evitar que a bola morresse no fundo das redes. Depois, veio a resposta islandesa. Finnbogason aproveita sobra dentro da área e bate forte, para excelente intervenção de Rui Patrício, garantindo o 0x0.
Na próxima rodada, marcada para o sábado, 18, Portugal tenta a primeira vitória ao encarar a Áustria, às 16h, no estádio Parc des Princes, enquanto a Islândia busca continuar surpreendendo e enfrenta a Hungria, mais cedo, às 13h, ,no Velódrome.
Hungria estreia com vitória sobre a Áustria
Stieber fechou a vitória húngara Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro |
No outro jogo da chave, a Hungria estreou com vitória sobre a Áustria pelo placar de 2x0, na tarde desta terça-feira, 15, no Stade de Bordeaux, deixando os húngaros com três pontos e na liderança do grupo.
Os gols saíram no segundo tempo. Primeiro, Szalai tabelou com Kleinheisler, invadiu a área e bateu na saída do goleiro, voltando a balançar as redes após incríveis trinta e nove partidas e abrindo a contagem para a Hungria.
As coisas pioraram para a Áustria quando Dragovic recebeu o segundo cartão amarelo por pisão no adversário e foi expulso. Com isso, nos instantes finais, Stieber foi lançado e cara-cara com o goleiro, teve calma e frieza para dar toque por cima, golaço, selando o triunfo húngaro, 2x0.
Na próxima rodada, a Hungria terá pela frente a Islândia, às 13h, no Velódrome, no próximo sábado, 18. No mesmo dia, um pouco mais tarde, às 16h, no Parc des Princes, a Áustria busca recuperação diante da forte seleção de Portugal.