Schweinsteiger sacramentou vitória nos minutos finais Foto: Reprodução Twitter - UEFA Euro |
Não foi tão fácil quanto esperado, mas a Alemanha estreou a disputa da Eurocopa com o pé direito. Neste domingo, 12, jogando no estádio Pierre-Mauroy, os atuais campeões do mundo derrotaram a Ucrânia pelo placar de 2x0, somando os primeiros três pontos e assumindo a liderança do grupo C por conta do saldo de gols.
A partida começou bastante equilibrada, com Alemanha e Ucrânia tentando chegar ao gol e desperdiçando oportunidades. Até que aos 19 minutos, Toni Kroos cobrou falta para dentro da área e o zagueiro Mustafi subiu bonito, testando no ângulo do goleiro Pyatov e abrindo a contagem do marcador a favor dos alemães.
Engana-se quem pensou que os ucranianos ficariam abalados com o tento sofrido e abririam caminho para goleada dos alemães. Se não fosse Neuer, a Ucrânia teria empatado alguns minutos mais tarde, em cabeçada de Khacheridi, que o goleiro defendeu de maneira brilhante, sensacional.
Em ritmo alucinante e com duas seleções buscando o ataque, a partida foi se desenrolando na primeira etapa. Khedira, cara a cara, viu Pyatov se agigantar para cima dele e evitar o segundo tento da Alemanha. Depois, Yarmolenko encontrou Konoplyanka livre pela esquerda, ele venceu Neuer, mas Boateng salvou em cima da linha.
Na segunda etapa, o panorama da partida não mudou e tanto alemães como ucranianos seguiram desperdiçando boas oportunidades de balançar as redes. Rakitskiy tentou em arremate de longe, mas parou em Neuer, um verdadeiro paredão no duelo deste domingo.
Os alemães responderam com o volante Khedira, também arriscando finalização, que o goleiro Pyatov conseguiu defender, mantendo a Ucrânia viva no jogo. Depois, o arqueiro ucraniano voltou a brilhar em batida feita por Thomas Müller.
Quando a Ucrânia se lançava ao ataque, acabou sofrendo o golpe fatal da Alemanha, que selou a vitória. Em escapada pelo lado esquerdo de Mesut Özil, o meio campista cruzou para o meio da área, onde Schweinsteiger apenas completou pro fundo das redes, 2x0.
As duas seleções voltam a campo na próxima quinta-feira, 16. A Alemanha encara a Polônia, em duelo dos dois vencedores desta primeira rodada, no Stade de France, às 16h. Mais cedo, às 13h, no Stade des Lumiéres, a Ucrânia confronta a Irlanda do Norte.