12 abril 2016

Terroristas de Bruxelas planejavam ataque à Eurocopa

Foto: Divulgação Facebook - UEFA Euro

Segundo informações de um relatório francês divulgado pelo jornal "Libération" e confirmadas por agências norte-americanas, os terroristas suspeitos de ter ligações com os ataques em Paris, em novembro do ano passado, e também Bruxelas, em março deste ano, planejavam praticar outro ato de terror, desta vez na Eurocopa, principal evento entre seleções do continente europeu.

Mohamed Abrini, o homem que é visto de chapéu em imagens no Aeroporto Zaventem, em Bruxelas, ao lado de dois outros homens, teria contado os planos do grupo extremista Estado Islâmico em interrogatório dado à polícia belga na última sexta-feira, 8, quando o mesmo foi detido em uma operação anti-terrorismo.

- Não é um furo, descobrir que havia terroristas pensando em atacar a Eurocopa. As forças de segurança estão permanentemente elaborando cenários de possíveis ataque para saber como reagir. Se as afirmações de Abrini forem verdadeiras, então isso mostra ainda mais que a Bélgica é uma base operacional que se precisa vigiar com maior intensidade. Há dez anos células jihadistas se organizam lá. - afirmou uma fonte policial ao "Libération". 

Os policiais irão reforçar ainda mais a segurança aos arredores e dentro dos estádios nos quais os jogos serão disputados, e também nas chamadas "fun zones", locais onde os torcedores se reúnem para assistir jogos pelos telões. 

A Eurocopa está marcada para acontecer na França, entre os dias 10 de junho a 10 de julho, envolvendo as 24 principais seleções do continente europeu, que conseguiram vaga por meio das eliminatórias.