22 abril 2016

São Paulo segura Strongest em jogo quente e avança na Libertadores

São Paulo teve como principal adversário, a altitude.
Foto: Reprodução Facebook - São Paulo

Pode comemorar torcedor são paulino, pois o seu time está nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Após ser descartado por muitos, o São Paulo deu a volta por cima, e nesta quinta-feira, 21, segurou o The Strongest ao empatar por 1x1 nos mais de 3600 m de La Paz, no estádio Hernando Silles, e assegurou sua vaga à próxima fase da competição, em partida marcada pelas expulsões do goleiro Denis, do atacante Calleri, e por pancadaria generalizada no apito afinal.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado e com 24 minutos, Denis já teve mostras de que aquela não seria sua partida. Bastante contestado por boa parte da torcida, o goleiro levou cartão amarelo por retardar o tiro de meta e ainda falhou instantes depois quando o The Strongest abriu o placar. Após cobrança de falta venenosa de Pablo Escobar, o guarda-redes ficou ajoelhado, a redonda resvalou nele e Cristaldo apenas empurrou de cabeça.

Aquele gol sofrido fazia a partida se desenhar para uma maneira dramática, pois o São Paulo precisaria sair para o jogo e atacar, mesmo nos mais de 3600 m de La Paz. No entanto, eis que apareceu o artilheiro da Copa Libertadores, Jonathan Calleri. Ele aproveitou levantamento em escanteio e cabeceou, encobrindo o goleiro Daniel Vaca e vendo o zagueiro tentar cortar, mas não conseguindo, deixando tudo igual.

No tempo complementar, pode-se dizer que o São Paulo levou o jogo tranquilamente, sem maiores sustos. A melhor oportunidade do The Strongest foi logo aos 7 minutos, quando Matias Alonso recebeu cruzamento rasteiro e de cara para o gol, escorreu e bateu fraco.

Sem conseguir criar perigo para o gol de Denis, a equipe boliviana passou a alçar bolas na área, porém todas sem maior perigo. O tempo passava e o São Paulo "cozinhava" o jogo e isso acabou virando drama nos acréscimos.

Após a bola se perder pela linha de fundo, Denis demorou para repor a redonda em jogo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o que acabou causando um enorme tumulto em campo, o qual precisou ser separado por policiais. Como Bauza já havia feito as três alterações, o zagueiro Maicon foi para o gol. 

E o defensor conseguiu segurar o empate em dois levantamentos feitos pelo The Strongest, assegurando a classificação do São Paulo para as oitavas de final da competição, na qual enfrentará o Toluca, do México, com a primeira partida sendo disputada no Morumbi e a volta em terras mexicanas.

Ao final da partida, uma confusão generalizada tomou conta do gramado Hernando Silles. Houve inúmeros empurrões e até socos. Os atletas do The Strongest partiram para cima de Calleri, chegando a acertar um murro no argentino. No entanto, o árbitro acabou expulsando o camisa 12 são paulino, que será desfalque para o embate com os mexicanos.