14 abril 2016

As zebras podem passear no estado de São Paulo


No próximo sábado terão início as disputas das quartas de final do Campeonato Paulista, fase da competição na qual o time que perder é eliminado. Os quatro grandes, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, estarão na disputa, porém terão adversários bastante indigestos e que podem provocar o passeio de zebras pelos estádios paulistas.

Para você ficar por dentro das agremiações que entrarão em campo diante das principais forças do estado, o PÊNALTI FC preparou uma reportagem especial falando um pouco mais de Red Bull Brasil, São Bento, Audax e São Bernardo.

Red Bull Brasil 


O Red Bull Brasil é o time mais novo entre os classificados para a segunda fase do estadual, tendo sido fundado em 2007 como um clube-empresa. Localizado na cidade de Campinas, o Toro Loko, como é conhecido, possui em seu currículo os títulos das Séries B e A3 do Paulistão, as respectivas, quarta e terceira divisão.

Está na elite desde o ano passado, 2015, quando chegou a se classificar para as quartas de final do torneio, mas acabou sendo eliminado pelo São Paulo. Na atual edição, a equipe ainda não perdeu para nenhum dos grandes com os quais jogou, tendo derrotado Palmeiras e Santos e empatado com o Tricolor.

Destaca-se por ser um time que sabe explorar muito bem o contra-ataque, com a bola passando pelos pés do articular de jogadas no meio de campo, Thiago Galhardo, que costuma deixar a redonda na medida para o experiente centro avante Roger balançar as redes. A agremiação é comandada pelo jovem Maurício Barbieri, 34 anos, o qual fez estágio em 2004 no Porto, quando José Mourinho estava no comando.

Encerrou a primeira fase em segundo lugar no grupo D, com 22 pontos somados em 15 partidas, com 7 vitórias, 7 derrotas e 1 empate, tendo marcado 24 gols e sofrido 22, aproveitamento próximo aos 49%.

Jogo: Corinthians x Red Bull Brasil
Horário: 16h20
Dia: 16/04 (sábado)
Local: Arena Corinthians (Itaquera)

São Bento


O São Bento é uma equipe bastante tradicional do interior do estado de São Paulo, tendo sua sede na cidade de Sorocaba. Tamanha sua tradição, já comemorou o centenário em 1913, pois este ano celebrará os 103 anos de sua fundação. O Azulão, que dá nome aos adeptos da equipe e também ao mascote, possui duas séries A3 e também uma primeira divisão, equivalente em 1962, à série A2, como principais títulos do seu currículo.

Retornou à principal divisão do futebol paulista no ano passado, após permanecer desde 2007 afastado da elite. No ano de sua volta, fez uma campanha bem regular, o suficiente para alcançar seu objetivo de não ser novamente rebaixado. Já na atual edição, surpreendeu a todos ao não ser derrotado por nenhum dos times grandes que enfrentou, pois derrotou o São Paulo e empatou com Corinthians e Palmeiras, em duelos nos quais o Azulão vencia até os minutos finais. 

Destaca-se por ser uma equipe bastante organizada, treinada pelo experiente Paulo Roberto Santos, que teve passagens por inúmeras equipes do interior de São Paulo. Costuma apostar na velocidade de seus pontas, Rossi e Diego Clementino, que costumam causar problemas aos laterais adversários na hora de se defender, sempre tendo o objetivo de acionar o experiente Edno, ex-Corinthians e Portuguesa, o qual é o responsável por atrair a atenção da marcação rival e finalizar a go0, um time bastante ofensivo e que aposta nos contra-ataques ao jogar longe de seus domínios. O meio campista Éder é outra boa arma da agremiação sorocabana, principalmente com seus chutes à longa distância. Também deve-se falar sobre a defesa, muito segura com a dupla formada por Pitty e João Paulo, sendo a segunda melhor do Paulistão, atrás apenas do Corinthians

Na primeira fase, terminou com a terceira melhor campanha do geral, em segundo no grupo A, o mesmo do Santos, atual campeão da competição, tendo somado 27 pontos, com 7 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas. São 21 gols marcados e 11 sofridos, possuindo um aproveitamento de 60%.

Jogo: Santos x São Bento
Horário: 18h30
Dia: 16/04 (sábado)
Local: Vila Belmiro (Santos)

Colaboração de Breno Carlos, estudante de jornalismo da PUC Campinas

Audax



Assim como o Red Bull Brasil, o Audax também é uma equipe bastante nova no cenário do futebol paulista. Fundado no ano de 2004, como clube-empresa pertencente ao grupo Pão de Açúcar, possui a peculiaridade de seu presidente ser um pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira muito carismático, o Vampeta. A sede da equipe é a cidade de Osasco, na grande São Paulo. Seu principal título conquistado aconteceu em 2008, quando faturou a segunda divisão do Campeonato Paulista.

A primeira vez que disputou a principal divisão do futebol paulista aconteceu em 2014, quando o Audax estreou com empate sem gols diante do Paulista, em Jundiaí, tendo feito uma campanha bastante segura nesta edição da competição e assegurando sua permanência na série A1 do estadual para o próximo ano. Na atual edição, quando enfrentou os clubes considerados grandes, foi derrotado por Corinthians e Santos, e conseguiu triunfar sobre o Palmeiras.

Talvez o Audax seja aquele que entre os pequenos apresente o futebol mais envolvente e inovador. Comandado pelo estudioso Fernando Diniz, o time prega pela posse de bola em detrimento de ligações diretas por meio de chutões, até mesmo o goleiro deve saber jogar utilizando os pés. Aposta bastante em uma maneira de jogar muito ofensiva, e quando tem a chance de contra-atacar, faz isso rapidamente por meio da troca de passes. Tamanha é a ofensividade, que apenas um volante é utilizado como forma de proteção ao setor defensivo, e mesmo assim ele costuma apoiar sempre a parte ofensiva. Por isso, é impossível apontar um ou outro jogador como destaque, já que a principal arma é o coletivo, ou seja, toda a equipe.

Na atual edição do torneio estadual, o Audax foi o único entre os pequenos a terminar na primeira colocação do seu grupo, o C, que continha o São Paulo. Foram somados 24 pontos, com 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, tendo o ataque balançado as redes em 25 oportunidades, enquanto a defesa sofreu 21 tentos, aproveitamento próximo aos 54%.

Jogo: Audax x São Paulo
Horário: 18h30
Dia: 17/04 (domingo)
Local: Estádio Prefeito José Liberatti (Osasco)

São Bernardo


A equipe do São Bernardo também é considerada nova, foi fundada no ano de 2004, tendo apenas onze anos, assim como seu companheiros nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Audax. A agremiação leva o nome da cidade onde está localizado, no ABC Paulista, O Bernô, como é apelidado, tem como principais títulos em sua curta história no futebol um Campeonato Paulista da Série A2 em 2012, e uma Copa Paulista no ano seguinte.

Participou pela primeira vez da principal divisão do futebol paulista no ano de 2011, mas acabou realizando uma campanha bastante pífia, que culminou com o rebaixamento. Duas temporadas mias tarde, em 2013, o São Bernardo voltaria à elite para nunca mais sair dela. Nesta edição, surpreendeu ao derrotar o São Paulo, em pleno Pacaembu e empatar com o Santos na Vila, tendo sido derrotado apenas pelo Corinthians nos confrontos com os grandes.

O São Bernardo é comandado pelo experiente Sergio Soares, o mesmo que levou o Santo André à decisão do Campeonato Paulista em 2010, quando foi derrotado pelo Santos de Neymar. No entanto, há um problema que pode atrapalhar, pois o treinador foi confirmado no Ceará e disputará o duelo com o Palmeiras já acertado com os nordestinos. Os grandes destaques da agremiação neste torneio é o volante Marino, o qual possui uma excelente saída de bola, sempre articulando as jogadas pelo meio campo, e o atacante Henan, responsável por balançar as redes adversárias, quase sempre sendo servido pelo argentino Cañete, muito contestado em sua fraca passagem pelo São Paulo, mas que se acertou chegando ao Bernô. O clube do ABC paulista joga no tradicional 4-3-3, em que os pontas são sempre muito acionados e os laterais costumam ser fortes defensivamente, tendo apenas um volante.

A campanha na primeira fase do São Bernardo terminou com 23 pontos, na segunda colocação do Grupo B, o mesmo do Palmeiras, tendo somado 6 vitórias, 5 empates e quatro derrotas, com 22 gols anotados à favor e 21 contra, aproveitamento pouco superior aos 51%.

Jogo: Palmeiras x São Bernardo
Horário: 21h
Dia: 18/04 (segunda-feira)
Local: Allianz Parque (São Paulo)