09 dezembro 2013

Times que foram campeões na América do Sul e depois foram rebaixados

Foto: Terra Brasil

        O Fluminense não está sozinho na história, pelo menos aqui na América do Sul. Não são muitos, mas outros cinco clubes provaram o amargo gosto de serem campeões em um ano, e serem rebaixados já no ano seguinte. Com base no site "Pasion Libertadores", o PÊNALTI FC preparou a lista desses clubes, o país em que aconteceu e também o ano que se sucedeu.

Universidad Católica - Chile - 1955 - Após conseguir conquistar seu segundo título comandado pelo grande goleiro chileno Sergio Livingstone, por Raymundo Infante, Romualdo Moro e Miguel Angel Montuori, craques da equipe, no ano de 1954, a tradicional Universidad Católica amargou o rebaixamento já no ano seguinte. Em 1956, com Raymundo Infante como artilheiro, os Cruzados derrotaram o Deportes La Serena por 3x2 e voltaram à elite.

Universitário La Paz - Bolívia - 1970 - O campeonato boliviano não prima pela técnica e também houve um caso do campeão de um ano ser rebaixado no seguinte. Aconteceu com o Universitário La Paz, em um torneio bastante confuso, quando o time derrotou o conhecido Bolívar. No ano seguinte, após outro torneio mal organizado, Los Albos acabaram caindo de divisão.

Foto: Terra Brasil
El Nacional - Equador - 1979 - O El Nacional viveu uma situação dramática, pois acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do campeonato equatoriano, logo após conquistar o tricampeonato local em 1976. 1977 e 1978. Apesar disso, o período no "inferno" foi curto e após vitória diante do Everest, Los Puros Criollos voltaram à elite.

Emelec - Equador - 1980 - Diante da ausência do El Nacional na primeira divisão, o Emelec aproveitou o fato e com o atacante argentino Carlos Horácio Miori como artilheiro, a equipe conquistou o título da elite. No entanto, em 1980, o próprio Nacional rebaixou os Bombillos, que tiveram de disputar a segundona em 1981, sendo este o único descenso do time.

LDU - Equador - 2000 - No início do milênio, o único time equatoriano campeão de uma Taça Libertadores, a LDU, também sofreu com um rebaixamento. Foi justamente em um ano marcado por uma crise econômica no clube, que culminou no descenso em uma partida decisiva diante do Olmedo.