Na temporada passada, o Palmeiras fez uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro e acabou sendo rebaixado na segunda divisão. Sem entrar com processos ou coisas do tipo, o Verdão foi dignamente disputar a Série B, e volta para a elite em 2014 com honra e dignidade.
O Verdão encerrou a campanha com 79 pontos nas 38 partidas, somando 24 vitórias, 7 empates e outras 7 derrotas. A equipe foi o melhor ataque da competição com 71 gols anotados e também a melhor defesa, com apenas 28 gols sofridos, com aproximadamente 70% de aproveitamento. O artilheiro do clube na Série B foi o atacante Alan Kardec, que marcou 14 gols.
A estreia aconteceu no estádio Novelli Junior, em Itu, no dia 25 de maio diante do Atlético-GO, que fora rebaixado junto com o Palmeiras em 2012. O Verdão conseguiu uma vitória complicada pelo placar de 1x0, gol de Tiago Real, que de cabeça garantiu a vitória. No jogo seguinte, outro triunfo, 3x0 sobre o ASA em Alagoas. Só que na rodada seguinte, o time acabou derrotado por 1x0, em casa, para o América-MG, causando dúvidas na torcida.
Veio outra vitória, 1x0 sobre o Avaí, mas logo no jogo seguinte, o Verdão acabou derrotado pelo mesmo placar para o Sport. Mas, as desconfianças pareciam ter acabado quando o time emplacou vitórias diante de América-RN, Oeste, ABC e Figueirense, quebrando esta sequência com um empate por 1x1 diante do Guaratinguetá.
Mas, já na rodada seguinte, o time paulista voltou a vencer contra Icasa, Bragantino, São Caetano, Paraná, Joinville e Paysandu, até ter a sequência mais uma vez quebrada, desta vez perdendo para o BOA Esporte. No primeiro turno, dois empates, diante de Ceará e Chapecoense, sagraram o Verdão como campeão simbólico das primeiras dezenove rodadas.
Quando veio o segundo turno, a confiança alviverde estava exalando, e vieram mais ótimas vitórias. Começou batendo o Atlético-GO por 3x1, depois derrotaram o ASA por 3x0 e empataram por 1x1 com o América-MG. Em plena Ressacada, 4x2 diante do Avaí, e depois 2x1 sobre o Sport.
A equipe de Gilson Kleina ficava cada vez mais próxima de voltar à primeira divisão. Empatou com o América-RN, derrotou o Oeste por 2x0, mas acabou sucumbindo por 3x2 diante do ABC, em uma partida marcada por confusão nas arquibancadas, onde venderam-se mais ingressos que o permitido. A recuperação veio com uma incrível goleada por 4x0 sobre o Figueirense, gols de Serginho, Mendieta e Alan Kardec (2). Depois, bateu o Guaratinguetá por 1x0, mas acabou derrotado pela "sensação", chamada Icasa pelo mesmo placar.
O Verdão encaminhava sua volta à Série A a cada rodada que passava. Vitória por 2x0 diante do Bragantino, com gols de Wesley e Alan Kardec. Veio então um empate sem gols com o São Caetano, que não foi um jogo brilhante, mas garantiu o time paulista de volta a elite. Na rodada seguinte, um empate por 1x1 com o Paraná que aproximou o Palmeiras do título.
O grito de "é campeão" estava muito perto de ser gritado pelos torcedores palmeirenses. No dia 09/11, goleada por 3x0 diante do Joinville, em São Paulo, com tentos anotados por Juninho, Serginho e Leandro. Só que a comemoração foi adiada, já que na rodada seguinte o time perdeu para o Paysandu por 1x0.
O Palmeiras pôde comemorar o título da Série B com duas rodadas de antecedência ao derrotar o BOA Esporte pelo placar de 3x0. Aos 28 minutos, Felipe Menezes recebeu na entrada da área, chutou rasteiro e abriu o placar. Depois, Leandro driblou o goleiro de forma espetacular e ampliou. Coube a Juninho fechar a vitória em uma linda finalização e definir o bicampeonato do Verdão.
Nas duas últimas rodadas, vitória por 2x0 sobre o Ceará dentro de seus domínios. Na última rodada, o Palmeiras acabou tropeçando e foi derrotado pela vice-líder Chapecoense por 1x0, mas anda que atrapalhasse a comemoração alviverde.