Poucos apostavam no Flamengo para conquistar o título da Copa do Brasil. No entanto, o Rubro-negro carioca foi superando as adversidades, colocou Jayme de Almeida no comando, e acabou faturando o título nacional, que rendeu ainda uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores.
A campanha do título começou diante do Remo, com o primeiro jogo sendo realizado no Pará. Vitória difícil, apenas 1x0, gol anotado por Rafinha em chute colocado após driblar dois marcadores. Na volta, tudo mais tranquilo, e o Mengo triunfou por 3x0, tentos todos anotados pelo "matador" Hernane.
Na segunda fase, o Flamengo teve pela frente o Campinense, da Paraíba. A primeira partida foi em Campina Grande, no estádio Amigão, que acabou com uma vitória suada dos cariocas pelo placar de 2x1, graças ao meio campista Renato Abreu, que anotou ambos os gols em duas cobranças de falta extremamente excepcionais.
No jogo de volta, houve uma repetição do placar, e os flamenguistas puderam comemorar a classificação para a terceira fase da competição. Logo aos 5 minutos, Roberto Dias marcou contra e abriu o placar para o Flamengo. Só que já no lance seguinte, Bismarck empatou. Coube a Elias, com um lindo chute de primeira, definir o triunfo, 2x1.
Mais um confronto diante de uma equipe do Nordeste aguardava o Flamengo na terceira fase. Desta vez, seria o ASA, de Alagoas. O primeiro jogo, realizado em Arapiraca, terminou com vitória carioca por 2x0. Marcelo Moreno abriu o marcador após receber a assistência de Nixon. Minutos mais tarde, o próprio Nixon bateu e definiu a vitória Rubro-Negra.
No segundo jogo, no estádio Raulino de Oliveira, a dificuldade aumentou, mas mesmo assim o Flamengo conquistou mais uma vitória sobre o ASA, desta vez pelo placar de 2x1. O placar foi aberto por Elias, que recebeu cruzamento e tocou de letra pras redes. O time alagoano buscou o empate com Osmar, mas viu quando Marcelo Moreno acertou um voleio espetacular, definindo a classificação.
Vieram às oitavas de final, e junto com elas, os times que estavam disputando a Taça Libertadores. O adversário do Flamengo foi o poderoso Cruzeiro. A primeira partida, realizada no Mineirão, terminou com o triunfo mineiro pelo placar de 2x1. Willian aproveitou rebote do goleiro Felipe e abriu o marcador para o time de BH. Então, aconteceu o golaço da Copa do Brasil! Everton Ribeiro recebeu ótimo passe, aplicou chapéu sensacional no marcador, e soltou um verdadeiro "foguete", sensacional! O Flamengo ganhou sobrevida com tento feito pelo contestado Carlos Eduardo, em jogada com vacilo do zagueiro Dedé.
Na volta, o Flamengo conquistou uma vitória simples, apenas 1x0, mas que foi suficiente para levar o time às quartas de final da Copa do Brasil, e eliminar o poderoso time do Cruzeiro. O gol foi feito no apagar das luzes, aos 43 minutos da etapa final, quando Elias recebeu o passe, e finalizou de chapa, decretando a vitória carioca.
Um clássico do Rio de Janeiro marcou as quartas de final da Copa do Brasil. Flamengo e Botafogo duelaram em dois confrontos ótimos. No primeiro, equilíbrio total, que terminou em empate pelo placar de 1x1. André Santos abriu o placar para o Mengão aproveitando cruzado. No entanto, Edilson arriscou o chute, a bola desviou em Samir e matou o goleiro Felipe.
Só que na volta, o Flamengo deu show e o Botafogo simplesmente "não viu a cor da bola". O Mengão abriu o marcador com Hernane, que aproveitou bate-rebate dentro da área. Depois, o camisa 9 aproveitou rebote e fez seu segundo gol no jogo. O terceiro foi novamente dele, do Brocador, recebendo cruzamento e anotando de cabeça, show de Hernane no Maracanã. Coube ao experiente capitão Léo Moura fechar a goleada, 4x0.
Nas semifinais, o Flamengo teria pela frente o Goiás, uma das sensações da temporada. Na primeira partida, no estádio Serra Dourada, Paulinho abriu o marcador para os cariocas após bela troca de passes. Os donos da casa empataram com Vitor, mas Chicão cobrou falta com perfeição e ainda viu o goleiro Renan escorregar, 2x1.
Já no Maracanã, o Rubro-Negro até levou um susto no começo quando Eduardo Sasha abriu o placar, de cabeça. No entanto, os dois grandes nomes da equipe na Copa do Brasil chamaram a responsabilidade e viraram. Hernane aproveita sobra de bola e empata. Depois, Elias arriscou um lindo chute de fora da área e definiu, 2x1.
Na grande decisão, o forte time do Atlético-PR, comandado por Vágner Mancini. Na primeira partida, realizada no Sul, o Flamengo conseguiu arrancar um excelente empate, 1x1. Primeiro, aos 17 minutos, Marcelo acertou uma linda finalização, no ângulo de Felipe, que nada pôde fazer, abrindo o marcador para os mandantes. O empate veio 10 minutos mais tarde, quando Amaral carregou sem marcação e arriscou outro chutaço, mais um golaço, que 1x1.
No jogo de volta, a tensão exalava do gramado e também das arquibancadas. O empate sem gols dava o título ao Flamengo, e por isso o Atlético-PR se arriscou, mas acabou "pagando o pato". Com dois gols nos minutos finais, o Mengão venceu por 2x0 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil, ganhando também uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores. Aos 41 minutos da etapa final, Paulinho rolou na entrada da área para Elias chapar e abrir o marcador. O golpe de misericórdia veio no lance seguinte, quando Luiz Antonio fez grande jogada e cruzou para Hernane dominar, e bater, definindo a contagem do marcador, 2x0.