Todos esperavam o ouro, mas a prata foi histórica! Esquiva Falcão, pugilista brasileiro, foi derrotado pelo japonês Ryota Murata por um ponto de diferença, 14x13, e acabou conquistando um incrível segundo lugar no peso médio.
O primeiro round foi equilibrado. Os ataques de Esquiva não penetravam facilmente na boa defesa do japonês. O oponente oriental conseguiu grandes ataques, mas também acabou sofrendo, mesmo com a excelente retaguarda. O primeiro round acabou em vitória japonesa por 5x3.
No segundo round, os socos de Esquiva Falcão entraram, e o japonês tentava parar a luta com algumas reclamações. Mesmo assim, Murata acabou sendo advertido pela arbitragem, por acertar socos na nuca do brasileiro. O segundo round acabou em vitória sul-americana por 5x4.
O último e decisivo set começou de forma errada para o brasileiro. Esquiva Falcão acabou sendo penalizado por segurar demais Murata, dando dois pontos "de graça" para o japonês. O terceiro round acabou empatado por 5x5, mas na soma de todos eles, deu Japão, 14x13.