04 julho 2016

HERÓIS DO OURO: Zeca

José Carlos Cracco Neto, ou simplesmente Zeca! Considerado por muitos como o melhor lateral esquerdo do Brasil, o jogador defenderá as cores da Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto, em busca do único título que falta para a Amarelinha, a medalha de ouro! 

Nascido em Paranavaí, no estado do Paraná, em 6 de maio de 1994, chegou muito jovem ao Santos, logo aos onze anos. Mesmo sendo destro, sempre se destacou atuando pelo lado esquerdo, muitas vezes jogando mais a frente e comandando as bolas paradas do Peixe nas categorias de base.

Como já disse em algumas entrevistas, Zeca teve um início difícil logo que chegou às categorias de base do clube paulista. Acolhido pela família de um ex-companheiro seu, sofreu com violência física e psicológica, tendo sido obrigado pelos avós a retornar para o Paraná por conta de sua integridade, naquela época com 12 anos.

Após deixar o alvinegro, teve passagens por Atlético-PR e América-SP, e foi justamente em um jogo da equipe de São José do Rio Preto contra o Santos, que pintou a possibilidade do retorno ao Peixe. Zeca estava como gandula e o preparador físico Bolinha (Luiz Antonio), do time paulista, reconheceu o lateral, conversou com alguns dirigentes e uma nova chance foi dada.

Esteve nos times do Santos campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior nos anos de 2013 e 2014, caindo nas graças do treinador Oswaldo de Oliveira em 2014 e recebendo inúmeras chances entre os profissionais, tendo realizado sua partida de estreia em março daquele ano, contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o técnico acabou sendo demitido e o substituto, Enderson Moreira, sacou Zeca da equipe sem maiores explicações. 

Mesmo após a saída de Enderson, o lateral continuou não recebendo oportunidades com Marcelo Fernandes e tinha tudo pronto para se transferir ao Colombus Crew, dos Estados Unidos, tendo o passaporte e visto em mãos. No entanto, no primeiro treino de Dorival Junior a frente do Santos após seu retorno, o comandante sinalizou que Zeca sairia como titular. A partir daí, tudo mudou!

Zeca assumiu a lateral esquerda do Santos e não largou mais o posto. Em setembro do ano passado, foi convocado para a Seleção Olímpica que disputaria amistosos diante de República Dominicana e Haiti. Sempre apoiando muito bem o ataque, melhorou na parte defensiva com Dorival. Destaca-se por sua velocidade, agilidade e toque de bola, demonstrando bastante raça a cada dividida. Ele é uma das esperanças para conquistar o tão sonhado Ouro Olímpico!