Di Maria homenageou sua avó, falecida nesta segunda Foto: Goal Américas |
Mesmo sem poder contar com seu principal jogador, Lionel Messi, lesionado, a Argentina conseguiu estrear com vitória nesta segunda-feira, 6, no Levi's Stadium, na disputa da Copa América Centenário ao derrotar o Chile, em reedição do torneio continental do ano passado, pelo placar de 2x1, com todos os gols sendo anotados na segunda etapa. O resultado deixa os Albicelestes com 3 pontos e na liderança do grupo D ao lado do Panamá, enquanto a Roja está zerada.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado. A Argentina começou dominando e por muito pouco não abriu a contagem do marcador logo aos 2 minutos, quando Di Maria cruzou na cabeça de Gaitán, que testou no travessão. Em seguida, o meia-atacante, que antes tentara o passe, arriscou chute de longe, passando rente à meta de Claudio Bravo.
Pouco antes do juiz apitar o final dos quarenta e cinco minutos inciais, o Chile conseguiu equilibrar a partida e se não fosse o goleiro argentino Sergio Romero, a Roja teria ido para o intervalo com a vantagem no placar. Isso porque, Vidal descolou ótimo passe para Alexis Sánchez, que cara a cara com o arqueiro, finalizou no canto direito, no chão, porém a redonda foi espalmada.
Na segunda etapa, Gerardo Martino continuou com Lionel Messi no banco. O camisa 10 não tinha condições de jogo devido a pancada nas costas em amistoso diante de Honduras. No entanto, nem se precisou dele. Logo aos 5 minutos, Aránguiz vacilou na saída de bola, Banega tomou-lhe e serviu Di Maria pelo lado esquerdo. O camisa 7 bateu de canhota, abrindo o placar.
Aquele gol caiu como um balde de água fria no Chile, que tinha voltado com proposta ofensiva e tentando encurralar os argentinos no campo de defesa. Com isso, o caminho ficou livre para os comandados de Gerardo Martino, que ampliaram minutos mais tarde. Desta vez, os papéis se inverteram. Foi Di Maria quem serviu Banega e o volante chutou, contando com desvio para matar qualquer chance de defesa do goleiro Bravo.
Tendo a desvantagem do marcador, a Roja simplesmente não conseguiu mais chegar com perigo à meta defendida por Romero, ainda tendo que ver os argentinos abusarem de perder gols. Primeiro, Higuaín parou em defesa de Bravo com o pé, depois Rojo mandou para fora e, por último, Lamela arrematou à queima-roupa e o goleiro chileno espalmou.
Nos acréscimos da partida, o Chile ainda conseguiu marcar seu tento de honra. Em cobrança de falta para dentro da área, o goleiro Romero saiu completamente perdido, não achando nada, e o lateral Fuenzalida testou pro fundo das redes, mas não sendo o suficiente para esboçar maiores reações, 2x1.
Na próxima rodada, haverá o confronto entre as duas equipes que triunfaram nesta primeira rodada. A Argentina encara o Panamá, na quinta-feira, às 22h30, no Soldier Field. Antes, às 20h, o Chile medirá forças com a Bolívia, em confronto que definirá o primeiro eliminado provavelmente, em Foxborough.
Confira os gols de Argentina 2x1 Chile
Confira os gols de Argentina 2x1 Chile