EUA decidiu o jogo na primeira etapa Foto: Reprodução Twitter - Conmebol |
Os EUA (Estados Unidos da América) conseguiram se recuperar da derrota na estreia da Copa América Centenário, sediada no próprio território norte-americano. Nesta terça-feira, 7, jogando no Soldier Field, em Chicago, os comandados de Jurgen Klinsmann não tiveram piedade e golearam a Costa Rica por 4x0, chegando aos 3 pontos no grupo A e deixando os rivais com apenas 1, em situação delicada.
Pode-se dizer que foram necessários apenas quarenta e cinco minutos para se chegar à vitória. Isso porque, no primeiro tempo, os EUA abriram três gols de vantagem. O primeiro foi logo aos 8 minutos, quando Gamboa empurrou Wood dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Dempsey deslocou o goleiro e abriu o placar.
O gol caiu como verdadeiro balde de água fria nos costarriquenhos, que não conseguiram criar oportunidades de perigo à meta defendida por Guzan. Com isso, aos 36 minutos, Dempsey arrancou do meio de campo, atrapalhou-se todo na entrada da área, mesmo assim conseguiu rolar para Jermaine Jones, o qual endireitou o corpo e finalizou colocado, no cantinho, ampliando a vantagem norte-americana.
Completamente entregue, a Costa Rica viu os norte-americanos balançarem as redes pela terceira vez antes do término da primeira etapa. Wood recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e bateu no canto do goleiro Pemberton, que se esticou todo, mas não evitou o tento.
Na segunda etapa, os Ticos até tentaram esboçar uma reação, pressionaram, chegaram a carimbar a trave dos Yankes em lance do experiente meio campista Bryan Ruiz, mas sofreram o golpe de misericórdia aos 42 minutos. Em saída de bola errada, Zusi se aproveitou e mandou para as redes, decretando a goleada, 4x0.
Pela última e decisiva rodada, os Estados Unidos terão pela frente o Paraguai, no próximo sábado, às 20h, na Filadélfia. A Costa Rica, por sua vez, em situação bastante complicada, ainda jogará contra a forte Colômbia, no mesmo dia, às 22h, no NGR Stadium, em Houston, Texas.
Confira os gols de EUA 4x0 Costa Rica