15 junho 2016

O fim da "Era Tite" no Corinthians



O que muitos esperavam foi confirmado no final da tarde desta quarta-feira, 15. O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade deu entrevista coletiva para informar sobre a saída do técnico Tite do clube, pois ele assumirá o comando da Seleção Brasileira. 

Tite estava em sua terceira passagem pelo Timão e é considerado um dos principais ídolos da torcida. Tido, para muitos, como o melhor treinador em atividade no futebol brasileiro, recebe a difícil missão de recolocar o Brasil no caminho das vitórias, em momento bastante conturbado após a eliminação precoce na Copa América Centenário. 

Em sua primeira passagem pelo Corinthians, entre os anos de 2004 e 2005, Tite conseguiu tirar a equipe de posições próximas à zona de rebaixamento e levá-la para o quinto lugar do Campeonato Brasileiro, realizando um trabalho elogiável.

Cinco anos depois, em 2010, o comandante regressa para o clube de Parque São Jorge para substituir Adílson Batista e tentar conquistar o título do Campeonato Brasileiro. A taça não veio, mas com ele a vaga para tão sonhada disputa da Taça Libertadores.

No entanto, o torneio continental seria um grande problema no ano seguinte, pois o Corinthians foi, de maneira surpreendente, eliminado ainda na pré-Libertadores pelo Tolima, da Colômbia, culminando em inúmeros protestos que pediam a saída de Tite. A diretoria resolveu bancá-lo e ele levou o time ao título do Campeonato Brasileiro daquele ano. 


O ano de 2012 foi o principal da vitoriosa carreira do treinador. Credenciado a disputar a Taça Libertadores da América por conta da conquista do título nacional em 2011, Tite finalmente conseguiu trazer o caneco, obsessão de tanto tempo do torcedor corintiano. A campanha foi impecável, derrubando gigantes como Santos, nas semifinais, e Boca Juniors, na decisão, terminando invicto.

Ainda naquele ano, em dezembro, o comandante chegou ao ápice novamente, quando conquistou o Mundial de Clubes, no Japão. Com gol do peruano Paolo Guerrero, o Corinthians superou o Chelsea por 1x0 na final, consagrando ainda mais o treinador, que na comemoração, abriu uma faixa escrita "The Favela is here", levando à emoção inúmeros torcedores corintianos no país asiático.

Em 2013, foi eliminado pelo Boca Juniors na Taça Libertadores, mas conseguiu faturar o título Paulista em cima do Santos. O Campeonato Brasileiro foi cruel com Tite. Sequência de sete partidas sem vencer e goleada de 4x0 sofrida para a Portuguesa, culminando na não classificação sequer para o torneio continental e na não renovação contratual do comandante.

Após tirar um ano sabático, retornou ao Corinthians em 2015, realizando campanha brilhante na primeira fase do Paulista, mas sendo eliminado pelo Palmeiras. Além disso, também houve a fatídica eliminação da Taça Libertadores para o modesto Guarani do Paraguai. No entanto, Tite não se abalou e com um time que encantava, comandado por Renato Augusto e Jadson, levou o Timão a mais um título do Campeonato Brasileiro.


Depois de sofrer inúmeras perdas na janela de transferências, principalmente para a China, Tite consegue reestruturar o Corinthians, o time faz ótima campanha no Paulista, mas é novamente eliminado, desta vez para o Audax. Na Libertadores, eliminação para o Nacional-URU. No Brasileirão, 13 pontos somados e lutando pelas primeiras colocações.

Porém, veio o dia 15 de junho, no qual Adenor Leonardo Bacchi aceitou o convite para treinar a Seleção Brasileira e deixará o Corinthians. Provavelmente, o coração do corintiano está ferido por conta da perda do melhor treinador do Brasil, mas, com certeza, torce pelo sucesso de seu treinador, que terá apoio da população, a qual já o queria a frente do esquadrão nacional após a Copa do Mundo de 2014.