Ricardo Oliveira anotou o gol do título santista Foto: Globoesporte.com |
Foi sofrido, foi suado e o Santos faturou o Campeonato Paulista de 2016. Neste domingo, 8, jogando dentro de seus domínios, na Vila Belmiro, o Peixe tomou bastante sufoco, não teve a posse de bola, mesmo assim derrotou o Audax pelo placar de 1x0, em lance no qual Ricardo Oliveira brilhou. Com a vitória, o alvinegro chega aos 22 títulos Paulistas, passa o São Paulo (21) e empata com o Palmeiras.
A partida começou se desenhando para um duelo bastante quente e com domínio do Audax, mesmo na Baixada. Logo aos 2 minutos, Victor Ferraz fez falta em Juninho, recebeu cartão amarelo e os ânimos se exaltaram. Depois disso, tudo se acalmou e a agremiação de Osasco passou a rondar a área santista arriscando chutes de fora da área, que levavam bastante perigo à meta defendida pelo goleiro Vanderlei.
Aos 23 minutos, um baque aos donos da casa. Lucas Lima, que saíra machucado no duelo de ida, voltou a sentir sua lesão no tornozelo e foi substituído por Paulinho, deixando o gramado aos prantos e tendo seu nome gritado pelo torcedor.
Depois, o Audax teve sua melhor chance na primeira etapa, quando Tchê Tchê recebeu fora da área, cortou Zeca e finalizou cruzado, acertando a trave esquerda de Vanderlei, que já estava completamente vendido no lance.
Mesmo parecendo ser dominado, o Santos precisou de uma oportunidade clara para balançar as redes nos instantes finais do primeiro tempo. Vitor Bueno recuperou a bola e lançou para Ricardo Oliveira. O camisa 9 frio e oportunista, dá drible sensacional por entre as pernas do zagueiro Bruno Silva e toca na saída de Sidão, explodindo em festa a Vila Belmiro.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Audax detinha a posse de bola, rondava a área adversária, enquanto os santistas esperavam por um lance que seria o decisivo, apostando nos contra-ataques rápidos.
Vanderlei conseguiu espalmar chute quente de Velicka e no rebote ainda salvou na conclusão de Ytalo. Depois, o goleiro só contou com a sorte na cabeçada do atacante, que carimbou o travessão santista.
O Santos teve duas oportunidades de matar o jogo. Na primeira, Joel tabelou com Ronaldo Mendes e bateu cruzado, estufando as redes, mas o árbitro assinalou o impedimento inexistente do camaronês. Em seguida, o torcedor do Peixe teve uma lembrança cruel na final da Copa do Brasil quando Nilson bateu para fora sem goleiro. Victor Ferraz escapou pela direita e rolou para Ronaldo Mendes, que completamente livre e com o goleiro Sidão fora do lance, acabou isolando, mas nada que tirasse mais um título estadual do alvinegro, 1x0.
Confira o gol de Ricardo Oliveira que deu o título ao Santos
Confira o gol de Ricardo Oliveira que deu o título ao Santos