Maicon anotou o gol da classificação são paulina Foto: Reprodução Facebook - São Paulo |
Foi do melhor estilo de seu treinador Edgardo "Patón" Bauza, na luta, entrega, raça, vontade e muita marcação. O São Paulo foi derrotado pelo Atlético-MG por 2x1, na noite desta quarta-feira, 18, na Arena Independência, mas o gol anotado longe de seus domínios aliado à vitória por 1x0 no duelo de ida culminaram com a classificação são paulina às semifinais da Taça Libertadores da América.
Como era esperado, a partida começou em ritmo alucinante e o Atlético-MG partiu para cima, pois precisava da vitória. Logo aos 6 minutos, Lucas Pratto deixou no lado direito para Marcos Rocha, que emendou lindo chute, Denis fez ótima defesa, mas no rebote, Cazares bateu cruzado e contou com desvio no próprio goleiro são paulino, morrendo no fundo das redes e abrindo o placar.
A inauguração do marcador fez o Independência explodir em festa, contagiando os jogadores do Galo, que já no lance seguinte, ampliaram e fizeram o placar que seria necessário para classificar. Douglas Santos fez cruzamento na medida para Carlos, o qual cabeceou com estilo, sem chances para Denis.
No entanto, a alegria mineira durou pouco. Instantes mais tarde, em jogada preferida de Edgardo Bauza, as bolas paradas, Kelvin cobrou escanteio para dentro da pequena área e Maicon, um dos grandes nomes na campanha da Libertadores até o momento, antecipou-se ao goleiro Victor, testando pro fundo do gol, descontando para o São Paulo e recolocando os paulistas nas semifinais graças ao tento anotado fora de casa.
O gol sofrido esfriou o Atlético-MG, que tentava pressionar em busca do terceiro tento. Lucas Pratto teve a chance, mas acabou carimbando a trave. Em seguida, o árbitro da partida simplesmente ignorou puxão de Hudson em Leonardo Silva dentro da área, não marcando penalidade máxima para os donos da casa.
Aproveitando-se do desespero atleticano, o São Paulo também teve grandes oportunidades de praticamente definir sua classificação, mas Calleri parou em defesa de Victor e Rodrigo Caio cabeceou na trave do goleiro mineiro.
Veio o segundo tempo e o Tricolor passou a levar o jogo de maneira tranquila, "cozinhando" os mineiros e não sofrendo maiores sustos. Já os comandados de Diego Aguirre tentavam se lançar ao ataque, porém não tinham boas oportunidades. Nas duas únicas que apareceram, Clayton cortou o marcador e finalizou para fora, além de Leonardo Silva cabecear para defesa de Denis.
O último suspiro dos donos da casa aconteceu aos 50 minutos. Na entrada da área, o lateral Bruno foi subir e relou com a mão na bola, sendo marcada a falta. A última chance estava com Lucas Pratto. Um único gol e o Atlético-MG comemoraria a vaga às semifinais. O argentino, no entanto, cobrou de maneira bizarra e isolou. São Paulo classificado!
Nas semifinais, o Tricolor aguarda a definição das outras partidas, pois caso Boca Juniors e Rosário Central passem de Nacional-URU e Atlético Nacional-COL, respectivamente, o chaveamento muda e ambos se enfrentam, já que não pode haver decisão entre agremiações do mesmo país. Os Xeneizes empataram por 1x1, enquanto os Canallas triunfaram por 2x1. A outra partida envolve Independiente del Valle e Pumas, a qual na ida os equatorianos triunfaram por 2x1.