14 abril 2016

Sempre ele! Calleri decide, São Paulo bate River e depende de empate para classificação

Calleri, mais uma vez, foi decisivo.
Foto: Divulgação Facebook - São Paulo

Quem diria que o São Paulo chegaria dependendo apenas de suas próprias forças para se classificar à próxima fase da Copa Libertadores da América. Isso porque, nesta quarta-feira, 13, o Tricolor derrotou o River Plate, da Argentina, pelo placar de 2x1, contando com mais uma excelente atuação de Calleri,  em um estádio do Morumbi completamente lotado. O resultado levou os brasileiros aos 8 pontos, dependendo de um simples empate diante do The Strongest, na última rodada, para garantir a vaga. Os argentinos somam os mesmos 8 pontos e também dependem apenas de si mesmos.

Assim como era de se esperar, o São Paulo começou o jogo deixando o River Plate encurralado no campo de defesa, controlando as principais ações do jogo. Impulsionado por sua torcida, o Tricolor conseguiu abrir o placar apenas aos 28 minutos. Bruno escapou pelo lado direito e cruzou, Calleri tentou dominar no peito, a bola pegou em Ganso e voltou para os pés do argentino, que emendou a finalização. O goleiro Barovero chegou a relar na redonda, mas de maneira insuficiente para evitar o gol, explodia em festa o Morumbi e estava inaugurado o marcador.

Que gostinho agradável para Calleri balançar as redes naquele momento. Ele se tornara artilheiro isolado desta edição da Copa Libertadores da América com 6 gols e também havia carimbado as redes do River Plate, maior rival do Boca Juniors, clube pelo qual o camisa 12 se destacou.

O segundo tempo começou com os Millonarios tentando provocar sustos à meta defendida por Denis, mas sem sucesso. Com isso, aos 14 minutos, Michel Bastos bateu falta para dentro da área, onde estava o iluminado Jonathan Calleri, que completamente livre, testou pro fundo das redes, ampliando a vantagem são paulina.

Minutos mais tarde de ampliar o placar, Calleri protagonizou lance quente na partida. Ele recebeu falta dura de D'Alessandro, iniciou uma discussão e acabou levando um tapa na cara de Vangioni, que recebeu o cartão vermelho do árbitro, enquanto o atacante são paulino foi advertido com o amarelo. 

Pilhado e com o resultado adverso, o River Plate teve a chance de descontar em bola parada, quando Rodrigo Mora teve a chance de cobrar falta direta para o gol, mas o goleiro Denis estava atento e conseguiu voar para espalmar, evitando aquele que seria o primeiro gol dos argentinos.

No entanto, se Denis foi bem na cobrança de falta do atacante uruguaio, o mesmo não se pode dizer em lance aos 38 minutos. Após levantamento para dentro da área brasileira, o goleiro saiu muito mal, Mercado desviou de cabeça e Iván Alonso cabeceou pro fundo do gol vazio, recolocando o River Plate na partida.

Em vantagem no marcador, mas podendo levar uma pressão desnecessária do River, o São Paulo ainda viu quando o volante João Schimdt foi expulso por entrada dura em Bertolo e Alan Kardec perder a chance de matar completamente o duelo ao sair cara a cara com Barovero e chutar para fora, porém nada que tirasse a vitória brasileira, 2x1.