Foto: Reprodução Facebook - Juventus |
A Juventus fez sua parte no domingo, 24, quando derrotou a Fiorentina pelo placar de 2x1 e precisava apenas de um empate no jogo envolvendo Roma e Napoli, nesta segunda-feira, 25, no estádio Olímpico, para se sagrar pentacampeã italiana. O título veio até de maneira melhor, já que os romanistas venceram os napolitanos por 1x0, fazendo com que o vice-líder da competição permanecesse com 73 pontos, doze atrás da Juve, restando apenas três rodadas para o término da competição, fazendo o clube de Turim chegar ao seu scudetto de número 32.
O empate já dava o título para a Juventus e ele permaneceu até os 43 minutos da segunda etapa, quando a Roma enterrou de vez quaisquer chances do Napoli levantar o caneco. Em jogada na entrada da área, o egípcio Mohamed Salah deixou para o belga Nainggolan entrar batendo de primeira, de chapa, no canto esquerdo do goleiro Pepe Reina, que não conseguiu chegar na redonda para manter sua equipe ainda viva no jogo, 1x0.
Com isso, a Juventus tornou-se pentacampeã nacional pela segunda vez na história, pois entre os anos 1931 e 1935, o feito já havia sido realizado. Além da Vecchia Senhora, o Torino (1943 à 1949, já que a temporada 1944/1945 não foi realizada por conta da Segunda Guerra Mundial) e a Inter de Milão (2006 à 2010) foram outras agremiações a realizarem o mesmo feito.
Na atual campanha, o time de Turim tem 85 pontos somados em 35 jogos, tendo conquistado o título com três rodadas de antecedência. O início foi muito ruim, chegando a estar a 11 pontos da liderança. No entanto, levanta o caneco com 27 vitórias, 4 empates e 43 derrotas, 67 gols a favor e 18 contra, aproveitamento de 81%.