14 março 2016

A oito passos do paraíso

O torcedor do modesto Leicester City já começa a esfregar suas mãos, contar os dias, as horas e os minutos. A ansiedade só aumenta a medida que as rodadas do Campeonato Inglês passam e o surpreendente título fica cada vez mais próximo. Não percam as contas, restam apenas oito rodadas para os Foxes levantarem o inédito caneco. Nesta segunda-feira, o time derrotou o Newcastle por 1x0 no estádio King Power, com um gol antológico de bicicleta do japonês Okazaki, e a conquista se aproxima.

Quem imaginaria, lá no início da competição, que o Leicester, time o qual lutou contra o rebaixamento na última temporada, estaria desbancando gigantes como Arsenal, Manchester City e Tottenham (apenas citando aqueles clubes os quais compõe as quatro primeiras colocações)? Ninguém! Nem o mais otimista torcedor dos Foxes imaginaria um cenário tão favorável para seu time no Campeonato Inglês em 2015/2016.

A campanha dos Foxes é quase impecável. Em 30 jogos, são 18 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas, com 53 gols marcados, sendo o melhor ataque da competição ao lado do Tottenham, e 31 sofridos, incríveis 63 pontos, cinco a mais que o vice-líder Spurs, aproveitamento beirando os 70%. Algo incomparável em relação à temporada 2014/2015, quando o Leicester terminou o torneio com 41 pontos e aproveitamento próximo de 36%, com 55 bolas na rede sofridas e 45 a favor.

Restam ainda oito rodadas, bastante difíceis por sinais, nas quais a sensação do campeonato ainda terá que enfrentar Manchester United e Chelsea longe de seus domínios. No entanto, o treinador Cláudio Ranieri tem mostrado "pés no chão", blindou a equipe, recentemente afirmou que se seus jogadores ficassem com a cabeça longe e pensando em transferências para grandes clubes da Europa, iriam perder espaço e parariam no banco de reservas. 

Pode-se dizer que o grande trunfo dos Foxes é a base, formada por onze jogadores desconhecidos mundialmente no cenário do futebol, mas que se identificaram muito ao vestirem a camisa azul e tem "dado o sangue" em cada partida. Entre os destaques está o goleiro Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, um dos líderes do Leicester, tem se demonstrado bastante seguro. Além dele, a dupla infernal formada por Mahrez e Vardy, responsável por 64% dos gols da agremiação no Campeonato Inglês, são os pilares da ofensividade dos comandados de Cláudio Ranieri. Na marcação, destaque para Kanté, volante francês de 24 anos que barrou Inler, principal contratação para a temporada, destaca-se por conta de sua força física e seus ótimos desarmes.

A base do líder do Campeonato Inglês é formanda, então, por: Schmeichel; Simpson, Morgan, Huth, Fuchs; Kanté, Drinkwater, Albrighton, Mahrez, Okazaki e Vardy. Todos muito bem treinados por Cláudio Ranieri, comandante com passagens por clubes como Atlético de Madrid, Chelsea, Juventus, Roma e Inter de Milão, mas que nunca conseguiu agradar, sendo seu último trabalho uma péssima campanha com a Grécia nas Eliminatórias para a Eurocopa 2016, quando os gregos ficaram na lanterna de sua chave, tendo perdido duas partidas para a modesta Ilhas Faroe.  

A epopeia dos Foxes continua, aqui no PÊNALTI FC você não vai perder nenhum detalhe da incrível caminhada da equipe buscando o inédito Campeonato Inglês.