Começa oficialmente nesta terça-feira, a fase de grupos da Taça Libertadores da América 2016. O primeiro time brasileiro a entrar em campo será o Palmeiras, diante do River Plate do Uruguai, na cidade de Maldonado, que está entre Montevidéu e Punta del Este, duas localidades turísticas do país. O Verdão vai em busca de seu segundo título na competição a qual já conquistou em 1999, mas entrará bastante pressionado, principalmente pelo mau futebol apresentado nos duelos recentes pelo Campeonato Paulista.
Engana-se quem compare o River Plate uruguaio com seu xará argentino, que é muito mais tradicional e poderoso. Os darseneros, como são conhecidos, estão fazendo sua estreia na Libertadores e já surpreenderam a todos ao eliminarem a Universidad de Chile na primeira fase. Fundado em 1932, o River possui como principais títulos, sete segundas divisões nacionais e dois vice-campeonato da primeira. Em competições continentais, sua melhor participação foi um quarto lugar na Copa Sul-Americana de 2009.
O River Plate mandará seus jogos nesta fase de grupos no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, com capacidade para 20 mil pessoas, pois sua casa, o acanhado Federico Omar Saroldi, comporta um público de apenas 6 mil lugares. A distância entre a cidade, onde serão disputadas as partidas, e Montevidéu, sede da equipe, é de aproximadamente 112 km, cerca de 2h de distância, ou seja, provavelmente, não haverá lotação máxima.
No banco dos uruguaios está o peculiar Juan Ramón Carrasco, treinador de 59 anos, o qual teve rápida passagem no comando técnico do Atlético-PR em 2012, além da Seleção do Uruguai entre 2003 e 2004 e outros times tradicionais, como o Nacional. Gosta de um estilo de jogo bastante ofensivo dentro de seus domínios, atuando no moderno 4-2-3-1 e não terá nada a perder, já que é considerado o "azarão" da chave.
Por sua vez, o Palmeiras entra para o duelo bastante pressionado. A equipe vem de três jogos sem vitórias, com dois empates e uma derrota, sendo esta última para o Linense em pleno Allianz Parque. No entanto, a Taça Libertadores é uma competição diferente e Marcelo Oliveira já mostrou na final da Copa do Brasil, em 2015, que consegue motivar a equipe em duelos decisivos.
De positivo para o Verdão, está o fato de a logística ter ajudado bastante a equipe, que viajará apenas para Uruguai e Argentina, não tendo que percorrer grandes distâncias e escapando da temida altitude, já que a maior altura é curiosamente a cidade de São Paulo, com 760 m acima do nível do mar. No duelo desta terça-feira, contra o River, a altitude é de míseros 20 m.
Ficha Técnica:
Jogo: River Plate-URU x Palmeiras
Competição: Fase de Grupos - Taça Libertadores
Dia: 16/02/2016 (terça-feira)
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Domingo Burgueño Miguel (Maldonado-URU)
Arbitragem: Júlio Bascuñan (Chile)
Transmissão: Fox Sports (TV Fechada)
River Plate-URU: Pérez; Giovanni González, Ronaldo Conceição, Cristian González, Agustín Ale; Gorriarán, Ángel Rodriguez, Montelongo; Taján, Schiappacasse e Michael Santos. T: Juan Ramón Carrasco
Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Roger Carvalho, Zé Roberto; Arouca, Jean, Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Lucas Barrios. T: Marcelo Oliveira