16 fevereiro 2016

"Vacinado", São Paulo recebe o Strongest longe do Morumbi na estreia da fase de grupos


Pode-se dizer que o São Paulo já está "vacinado" nesta edição da Taça Libertadores da América. A equipe teve de passar pela primeira fase do torneio diante do modesto César Vallejo, do Peru, mas encontrou dificuldades maiores que o esperado. O grande problema ainda é a ausência do Morumbi, principal estádio do clube nas conquistas do clube, que está tendo seu gramado trocado. Em virtude disso, o Tricolor mandará este primeiro jogo, nesta quarta-feira, no Pacaembu e vai em busca do tetracampeonato, inédito entre agremiações brasileiras.

O adversário do primeiro duelo será o conhecido The Strongest. que vem tendo presença garantida nas últimas edições da Libertadores. Muito temido dentro de seus domínios, na altitude de La Paz, os bolivianos não costumam surpreender longe de casa. Recentemente, as equipes se encontraram nesta mesma fase da competição em 2013, com o resultado de 2x1 repetindo-se nos dois jogos, uma vitória para cada lado.

Pelo lado dos bolivianos, a equipe está em crise. Há poucos dias de sua estreia pela competição continental, demitiu seu treinador Pablo Caballero e trouxe Maurício Soria, que já teve passagens pelo clube como jogador e técnico. O principal objetivo é tentar avançar da fase de grupos na qual está ao lado do próprio São Paulo, adversário da quarta, e do atual campeão, River Plate. 

Fundado em 1908, o Strongest é um clube bastante tradicional da Bolívia, tendo onze títulos do campeonato nacional, três da copa boliviana e incríveis vinte e duas participações na Taça Libertadores. 


A partida será disputada no estádio Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu, em virtude da troca de gramado do Morumbi, como já citado no parágrafo de apresentação desta reportagem. O local, com capacidade para quase 38 mil pessoas, promete estar lotado para a estreia do São Paulo na fase de grupos, e ele tem sido a casa Tricolor neste início de ano. Até o momento, são dois jogos e duas vitórias.

Edgardo Bauza, comandante do São Paulo, terá a volta de Alan Kardec, recuperado de uma amidalite. O treinador argentino provavelmente manterá a escalação de Lucão, jovem zagueiro o qual falhou no clássico do fim de semana contra o Corinthians e tem sido bastante contestado por boa parte da torcida, muito por conta da falta de opções para o setor, já que o substituto ideal é Lyanco, outra jovem revelação, e Maicon, vindo do Porto, ainda não está à disposição.

Ficha Técnica:

Jogo: São Paulo x The Strongest-BOL
Competição: Fase de Grupos - Taça Libertadores
Dia: 17/02/2016 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu (São Paulo)
Arbitragem: Mario Diaz de Vivar (Paraguai)
Transmissão: Fox Sports e Sportv (TV Fechada)

São Paulo: Denis; Bruno, Lucão, Rodrigo Caio, Mena; Hudson, Thiago Mendes, Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos, Centurión e Alan Kardec (Calleri) T: Edgardo Bauza

The Strongest: Daniel Vaca; Luis Maldonado; Bejarano, Pereira, Torrico; Raul Castro, Veizaga, Chumacero, Pablo Escobar; Rodrigo Ramallo e Carlos Neumann. T: Maurício Soria