Atual campeão, o Santos tenta manter seu bom retrospecto e chegar a sua oitava decisão consecutiva, buscando seu vigésimo segundo título da competição, o sexto nos últimos dez anos. Para isso, o principal reforço para Dorival Júnior, treinador da equipe, foi a manutenção de boa parte do elenco, pois o Peixe perdeu apenas Marquinhos Gabriel e Geuvânio, tendo conseguido segurar Lucas Lima e Gabigol, principais alvos de clubes europeus. Paulinho e Joel chegaram, vindos do Flamengo e Cruzeiro, respectivamente, mas não se poderá contar com David Braz, um dos principais líderes, que está lesionado. Modesto Roma, presidente da agremiação, afirma que um zagueiro ainda está sendo procurado e também se espera por Robinho. Com isso, os prováveis 11 inicias os quais deverão ir a campo no próximo sábado, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro, são: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima; Paulinho, Gabigol e Ricardo Oliveira.

Segundo colocado em 2015, o Palmeiras também chega forte para a disputa da competição, mesmo tendo que dividir suas atenções com a Taça Libertadores. Além de ter mantido a mesma base do ano passado, o Verdão trouxe peças para completar posições carentes do elenco, casos da defesa e do meio campo. Edu Dracena chegou do Corinthians e promete ser o novo "xerife" do setor defensivo ao formar dupla com Vitor Hugo. Para o meio campo, Jean dará toque de qualidade na saída de bola junto com Arouca e o ataque foi melhorado com a chegada de Erik, uma ótima "sombra" para Gabriel Jesus, em área do campo onde ainda atuam no time titular, Lucas Barrios e Dudu. Além dos reforços já citados, chegaram também o goleiro Vágner, o zagueiro Roger Carvalho, o volante Rodrigo e os meias Régis e Moisés. Assim, os comandados de Marcelo Oliveira vão em busca do vigésimo terceiro título do torneio, que não vem desde 2008. O elenco inicial para o duelo de domingo, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, deverá ter: Fernando Prass; Lucas, Leandro Almeida, Roger Carvalho, Zé Roberto; Arouca, Jean, Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Lucas Barrios.
Pulando o muro do centro de treinamento do Palmeiras, está localizado o CT do São Paulo, time o qual não conquista o torneio estadual desde 2005, um verdadeiro tabu que os comandados do argentino Edgardo Bauza tentarão quebrar. O novo treinador hermano é o principal trunfo do Tricolor para a temporada, que ainda se reforçou trazendo de volta o ídolo Lugano, nome para tentar ajeitar a desorganizada defesa são paulina, mas que ainda não estará presente na estreia da competição. Além do uruguaio, também chegaram os atacantes Kieza e Calleri e o lateral Mena. Mas, a equipe perdeu qualidade com as saídas de Rogério Ceni, o qual se aposentou, e também de Alexandre Pato, o melhor jogador do elenco em 2015. Assim como seu rival, o Santos, a agremiação tenta faturar seu vigésimo segundo título do campeonato. Com isso, provavelmente, os 11 atletas iniciais a estrearem no Paulistão no próximo sábado, diante do Red Bull Brasil, em Campinas, devem ser: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno, Mena; Thiago Mendes, Hudson, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso, Centurión e Alan Kardec.
Dos times considerados grandes, o Corinthians é aquele o qual atravessa o pior início de temporada, muito por conta da debandada de jogadores, os quais cinco entre os titulares campeões brasileiros em 2015, deixaram o clube (Gil, Ralf, Jadson e Renato Augusto foram para a China, enquanto Vágner Love para a França). Para suprir essas ausências, chegaram Guilherme, ex-Atlético-MG, Willians, do Cruzeiro, Marlone, do Sport, Vilson, da Chapecoense e Alan Mineiro, Moisés e Douglas do Bragantino.Parece que o treinador Tite terá muito trabalho para remontar o elenco e o Paulistão deve ser mais usado como uma espécie de preparação para a disputa da Taça Libertadores, testando vários jogadores, e se por sorte conseguir, conquistar seu vigésimo oitavo título estadual, sendo o Timão o maior campeão de São Paulo. Assim, o time inicial que estreará no próximo domingo, em Piracicaba, contra o XV, deverá ser formado por: Cássio; Fagner, Felipe, Yago, Uendel; Willians, Elias, Marlone; Guilherme, Malcom e Romero.
Além dos grandes, é preciso sempre prestar bastante atenção com as equipes do interior, como a Ponte Preta, que costuma incomodar bastante as quatro principais potências do estado e fez campanha interessante no último Brasileirão. Há também o Botafogo, de Ribeirão Preto, campeão da série D em 2015, o qual é muito forte jogando no estádio Santa Cruz.
É esperar o início dos jogos e não perder um lance sequer do Campeonato Paulista, o estadual mais disputado do país. Os jogos terão transmissão da Globo e Band, na TV aberta, enquanto o Sportv transmite na televisão fechada e o Premier, sistema de pay-per-view, transmitirá todas as partidas. Confira abaixo a primeira rodada da competição.
30/01
Água Santa x Ferroviária - 16h
Santos x São Bernardo - 17h
São Bernardo x Ituano - 17h
Oeste x Ponte Preta - 17h
Red Bull Brasil x São Paulo - 19h30
Rio Claro x Capivariano - 21h
Água Santa x Ferroviária - 16h
Santos x São Bernardo - 17h
São Bernardo x Ituano - 17h
Oeste x Ponte Preta - 17h
Red Bull Brasil x São Paulo - 19h30
Rio Claro x Capivariano - 21h
31/01
Mogi Mirim x Audax - 11h
Corinthians x XV de Piracicaba - 17h
Botafogo x Palmeiras - 19h30
Linense x Novorizontino - 19h30
Mogi Mirim x Audax - 11h
Corinthians x XV de Piracicaba - 17h
Botafogo x Palmeiras - 19h30
Linense x Novorizontino - 19h30