27 janeiro 2016

Torneio estadual mais disputado do Brasil começa no sábado

Será dada a largada para o estadual mais disputado do país. No próximo sábado, dia 30 de janeiro, terá início o Campeonato Paulista, reunindo as 20 melhores equipes do estado de São Paulo, divididos em quatro grupo com cinco membros cada um, onde os dois melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final e o seis piores, entre todos, serão rebaixados para a segunda divisão.

Atual campeão, o Santos tenta manter seu bom retrospecto e chegar a sua oitava decisão consecutiva, buscando seu vigésimo segundo título da competição, o sexto nos últimos dez anos. Para isso, o principal reforço para Dorival Júnior, treinador da equipe, foi a manutenção de boa parte do elenco, pois o Peixe perdeu apenas Marquinhos Gabriel e Geuvânio, tendo conseguido segurar Lucas Lima e Gabigol, principais alvos de clubes europeus. Paulinho e Joel chegaram, vindos do Flamengo e Cruzeiro, respectivamente, mas não se poderá contar com David Braz, um dos principais líderes, que está lesionado. Modesto Roma, presidente da agremiação, afirma que um zagueiro ainda está sendo procurado e também se espera por Robinho. Com isso, os prováveis 11 inicias os quais deverão ir a campo no próximo sábado, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro, são: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima; Paulinho, Gabigol e Ricardo Oliveira.


Segundo colocado em 2015, o Palmeiras também chega forte para a disputa da competição, mesmo tendo que dividir suas atenções com a Taça Libertadores. Além de ter mantido a mesma base do ano passado, o Verdão trouxe peças para completar posições carentes do elenco, casos da defesa e do meio campo. Edu Dracena chegou do Corinthians e promete ser o novo "xerife" do setor defensivo ao formar dupla com Vitor Hugo. Para o meio campo, Jean dará toque de qualidade na saída de bola junto com Arouca e o ataque foi melhorado com a chegada de Erik, uma ótima "sombra" para Gabriel Jesus, em área do campo onde ainda atuam no time titular, Lucas Barrios e Dudu. Além dos reforços já citados, chegaram também o goleiro Vágner, o zagueiro Roger Carvalho, o volante Rodrigo e os meias Régis e Moisés. Assim, os comandados de Marcelo Oliveira vão em busca do vigésimo terceiro título do torneio, que não vem desde 2008. O elenco inicial para o duelo de domingo, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, deverá ter: Fernando Prass; Lucas, Leandro Almeida, Roger Carvalho, Zé Roberto; Arouca, Jean, Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Lucas Barrios.


Pulando o muro do centro de treinamento do Palmeiras, está localizado o CT do São Paulo, time o qual não conquista o torneio estadual desde 2005, um verdadeiro tabu que os comandados do argentino Edgardo Bauza tentarão quebrar. O novo treinador hermano é o principal trunfo do Tricolor para a temporada, que ainda se reforçou trazendo de volta o ídolo Lugano, nome para tentar ajeitar a desorganizada defesa são paulina, mas que ainda não estará presente na estreia da competição. Além do uruguaio, também chegaram os atacantes Kieza e Calleri e o lateral Mena. Mas, a equipe perdeu qualidade com as saídas de Rogério Ceni, o qual se aposentou, e também de Alexandre Pato, o melhor jogador do elenco em 2015. Assim como seu rival, o Santos, a agremiação tenta faturar seu vigésimo segundo título do campeonato. Com isso, provavelmente, os 11 atletas iniciais a estrearem no Paulistão no próximo sábado, diante do Red Bull Brasil, em Campinas, devem ser: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno, Mena; Thiago Mendes, Hudson, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso, Centurión e Alan Kardec.

8678.jpg

Dos times considerados grandes, o Corinthians é aquele o qual atravessa o pior início de temporada, muito por conta da debandada de jogadores, os quais cinco entre os titulares campeões brasileiros em 2015, deixaram o clube (Gil, Ralf, Jadson e Renato Augusto foram para a China, enquanto Vágner Love para a França). Para suprir essas ausências, chegaram Guilherme, ex-Atlético-MG, Willians, do Cruzeiro, Marlone, do Sport, Vilson, da Chapecoense e Alan Mineiro, Moisés e Douglas do Bragantino.Parece que o treinador Tite terá muito trabalho para remontar o elenco e o Paulistão deve ser mais usado como uma espécie de preparação para a disputa da Taça Libertadores, testando vários jogadores, e se por sorte conseguir, conquistar seu vigésimo oitavo título estadual, sendo o Timão o maior campeão de São Paulo. Assim, o time inicial que estreará no próximo domingo, em Piracicaba, contra o XV, deverá ser formado por: Cássio; Fagner, Felipe, Yago, Uendel; Willians, Elias, Marlone; Guilherme, Malcom e Romero.  


Além dos grandes, é preciso sempre prestar bastante atenção com as equipes do interior, como a Ponte Preta, que costuma incomodar bastante as quatro  principais potências do estado e fez campanha interessante no último Brasileirão. Há também o Botafogo, de Ribeirão Preto, campeão da série D em 2015, o qual é muito forte jogando no estádio Santa Cruz. 

É esperar o início dos jogos e não perder um lance sequer do Campeonato Paulista, o estadual mais disputado do país. Os jogos terão transmissão da Globo e Band, na TV aberta, enquanto o Sportv transmite na televisão fechada e o Premier, sistema de pay-per-view, transmitirá todas as partidas. Confira abaixo a primeira rodada da competição.

30/01
Água Santa x Ferroviária - 16h
Santos x São Bernardo - 17h
São Bernardo x Ituano - 17h
Oeste x Ponte Preta - 17h
Red Bull Brasil x São Paulo - 19h30
Rio Claro x Capivariano - 21h

31/01
Mogi Mirim x Audax - 11h
Corinthians x XV de Piracicaba - 17h
Botafogo x Palmeiras - 19h30
Linense x Novorizontino - 19h30