05 janeiro 2016

OPINIÃO: Lugano, o ídolo repleto de dúvidas

Foto: Terra

A torcida do São Paulo pedia há anos, e nesta terça-feira finalmente se concretizou a contratação do zagueiro Diego Lugano pelo clube do Morumbi após ele rescindir seu contrato com o Cerro Porteño. O uruguaio de 35 anos é ídolo dos torcedores, pois foi decisivo em conquistas emblemáticas do clube no ano de 2005, casos da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes. Porém, a transferência está repleta de dúvidas, pois o defensor não vem atuando com regularidade e não se sabe se conseguirá repetir as atuações que o consagraram com a camisa são paulina.

Se olharmos de uma maneira positiva, a contratação de Lugano chega para acalmar o conturbado momento político que vive o São Paulo, marcado até pela renúncia do presidente Carlos Miguel Aidar. Além disso o uruguaio será excelente na disputa da Taça Libertadores, pois sempre demonstrou raça dentro das quatro linhas e essa é uma característica indispensável no torneio. Fora que o defensor chega para suprir a ausência de Rogério Ceni, aposentado no final de 2015, como líder do elenco.

No entanto, há também o lado negativo e ele pode fazer a diferença, como a irregularidade nos últimos anos e também sua idade. Após ótima passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, ficou um ano e meio no PSG com apenas 21 partidas disputadas. Depois ainda passou pelo Málaga, da Espanha, e pelo West Bromwich, da Inglaterra. Além deles, atuou pelo BK Hackën, da Suécia, antes de fechar com o Cerro Porteño. Em todas elas, não atuou com regularidade, chegando ao ponto de perder espaço até mesmo na seleção uruguaia, a qual era capitão.

É extremamente necessário que a torcida do São Paulo tenha muita paciência com Diego Lugano, pois ele precisará de um tempo para adaptação ao futebol brasileiro, que mudou bastante desde sua passagem pelo Morumbi de 2003 a 2006. Uma contratação bastante arriscada, mas que poderá trazer bons frutos ao Tricolor. É aguardar para se ver qual será o resultado, se a raça uruguaia irá sobressair em relação à técnica.