Brasil x Croácia - Não é um clássico do futebol mundial, mas é bastante aguardado pelo mundo todo por se tratar da abertura da Copa que acontecerá no dia 12 de junho. Estas duas seleções se enfrentaram apenas uma vez na história do torneio, foi justamente em 2006, na Alemanha, que terminou com vitória Sul-Americana por 1x0, gol de Kaká.
O favoritismo é amplamente a favor do brasileiros, ainda mais que os croatas não poderão contar com um de seus principais jogadores, o atacante Mandzukic, suspenso.
Espanha x Holanda - O destino reservou logo para a primeira rodada do Grupo B, o confronto que reeditará a grande final da última Copa, em 2010. Esta pode ser a partida que definirá o líder da chave, e pode evitar maiores sustos, principalmente com o Chile. Na história do torneio, houve apenas um confronto, justamente na decisão passada, que terminou com vitória da Fúria por 1x0, gol de Iniesta.
É um jogo sem favoritos, onde qualquer equipe pode sair vencedora. Resta ver, para sabermos.
Inglaterra x Itália - O Grupo D é repleto de clássicos envolvendo campeões mundiais, e Inglaterra contra Itália foi reservado justamente para a primeira rodada. Houve apenas um confronto na história da Copa, que aconteceu justamente em terras italianas, no ano de 1990, que terminou com vitória da Azurra por 2x1, gols anotados por Baggio e Schilaci, enquanto Platt fez para os ingleses.
O favoritismo é levemente da Itália, comandada pelo treinador Cesare Prandelli, que chega mais motivada, principalmente pelas grandes campanhas realizadas na Copa das Confederações, onde ficou na terceira colocação, e principalmente na Eurocopa, onde acabou sendo vice-campeã do torneio.
Uruguai x Inglaterra - Também pelo Grupo D, teremos muita raça e bastante marcação em campo. Conhecido pelo seu estilo de "jogar com o coração", o Uruguai terá pela frente o forte poder defensivo que sempre fez da Inglaterra um grande time. Já houveram duas partidas na história da Copa. A primeira, em 1954, na Suíça, que terminou com goleada Celeste por 4x2, tentos de Schiaffino, Varela, Ambrois e Borges para os sul-americanos, e Finney com Lefthouse fizeram para os europeus. O outro clássico terminou empatado por 0x0, em 1966.
É um confronto bastante equilibrada, onde não há favoritos. Apesar da conquista da última Copa América, e da boa campanha na Copa do Mundo em 2010, o Uruguai precisou da repescagem para chegar à atual edição do torneio. Já os ingleses, terão que superar a desconfiança de campanhas não tão boas nos últimos campeonatos.
Itália x Uruguai - Por último do Grupo D, acontecerá, para muitos, o confronto mais aguardado desta chave, entre Itália e Uruguai, que colocará dois candidatos ao grande título da competição. Na história das Copas, aconteceram dois encontros entre estas duas potências. O primeiro em 1970, quando aconteceu empate sem gols. Depois, em 1990, os europeus triunfaram pelo placar de 2x0, com gols de Serena e Schilaci.
Há um pequeno favoritismo por parte dos italianos, que assim como dito anteriormente, fizeram boas campanhas na Copa das Confederações (inclusive, venceram o Uruguai na decisão do terceiro lugar), e também na Eurocopa.
Alemanha x Portugal - Provavelmente devem ser as duas equipes que conseguirão as vagas para a segunda fase, mas logo de cara elas terão que se enfrentar, onde possivelmente decidirá o primeiro colocado do Grupo G. Será Cristiano Ronaldo contra uma das melhores seleções atualmente. Na história, houve apenas um jogo, válido pela decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2006, que terminou com vitória alemã por 3x1, gols de Schweinsteiger (duas vezes) e Petit contra. Nuno Gomes descontou para os portugueses.
A Alemanha possui o favoritismo, pois como dito anteriormente, é uma das melhores seleções dos dias de hoje. No entanto, Portugal possui um único jogador que pode levar toda a equipe "nas costas", e se chama Cristiano Ronaldo.