08 março 2014

Grandes Jogos: "Mão de Deus" dá título mundial aos argentinos


         No terceiro post especial sobre os Grandes Jogos que aconteceram na história das Copas, iremos relembrar a grande partida entre Argentine Inglaterra, que terminou com vitória dos Hermanos pelo placar placar de 2x1, no famoso Estádio Azteca, em 1986, em duelo marcado por gol irregular de Diego Maradona.
         Quatro anos antes, esses mesmos países duelaram pelas Ilhas Maldivas, em guerra sangrenta, que terminou com vitória inglesa. No campo, foi tudo diferente! Os gols, em si, aconteceram apenas na segunda etapa. Logo aos 6 minutos, a zaga da Inglaterra "espanou" para o alto, e Diego Maradona subiu e com a mão, isso mesmo, com a mão, colocou a bola no fundo das redes, no lance que ficou mundialmente conhecido como, "A Mão de Deus".
         O lance revoltou e ao mesmo tempo atordoou os ingleses, que logo em seguida, sofreram mais um gols dos argentinos. Foi um golaço! Diego Maradona arrancou do meio campo, deixou metade da equipe adversária na saudade, driblou o goleiro Shilton, e correu para o abraço. O grande craque hermano percorreu 60 metros em apenas 10 segundos, incrível! Nem mesmo o tento de cabeça de Lineker, 2x1, tirou o bicampeonato da Argentina.

Escalações:

Argentina - Pumpido; Ruggeri, Brown, Cuciuffo, Olarticoechea; Giusti, Enrique, Sergio Batista, Burruchaga (Tapia); Valdano e Maradona. Carlos Bilardo.

Inglaterra - Shilton; Stevens, Butcher, Sansom, Fenwick; Hoddle, Hodge, Steven (Barnes), Waddle (Reid); Bearsdley e Lineker. Robson.