Dez anos após ser rebaixado, o Palmeiras amarga novamente o gosto de ter que disputar a Série B na próxima temporada. No entanto, o que levou o Verdão, campeão da Copa do Brasil, a um novo descenso O Pênalti FC reuniu os principais fatores que levaram o alviverde imponente para a segunda divisão.
1 -Planejamento - O time foi campeão da Copa do Brasil e parece ter "esquecido" do Campeonato Brasileiro. Os jogadores pensavam que poderiam "acordar" e vencer a hora que quisessem e não foi bem assim. Para o próximo ano, a diretoria deve planejar e escolher entre Libertadores e Série B.
2 - Brigas internas - As brigas internas também foram decisivas para o rebaixamento do Verdão. O clima quente entre dirigentes e o presidente Arnaldo Tirone criou um mal estar no clube de Palestra Itália, chegando até os jogadores.
3 - Contratações - O Palmeiras tentou trazer alguns jogadores a pedido de Felipão ainda, que acabaram não dando certo. Primeiro, Daniel Carvalho chegou acima do peso e nunca mostrou um bom futebol. Wesley, grande nome, machucou-se nos primeiros jogos. Além de outros atletas medianos, que não renderam o futebol esperado.
4 - Mudança de Treinador - Muitos apontavam Luiz Felipe Scolari como o principal culpado pela fase ruim que o Palmeiras atravessava. Demitir o treinador poderia ser uma alternativa, mas ela aconteceu tarde demais. Gilson Kleina deu novos ânimos ao Verdão, porém o tempo já havia se esgotado.
5 - Contusões - Contusões também atrapalharam bastante a campanha alviverde. Wesley, principal contratação, sofreu uma lesão ainda no Paulistão e não jogou parte do Brasileiro. Valdívia, contundiu-se contra o São Paulo e desfalcou o time. Além de Marcos Assunção, que convivia com dores crônicas, e outros casos como Henrique, João Denoni, entre outros.