27 julho 2012

Olimpíadas começaram oficialmente em grande festa de Abertura


Local foi decorado com os anéis olímpicos  Foto: Reuters
Foto: Terra Brasil


     Nesta sexta-feira, foi realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres no Estádio Olímpico. Entre convidados especiais, estava a princesa Kate e o príncipe Willian, a Rainha inglesa, Elizabeth II, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, entre outros.
     Atores fizeram uma bela encenação contando a história dos quatro países que formam o Reino Unido, ou seja, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Também foi focado o período da Revolução Industrial, onde artistas fizeram uma espécie de simulação como se estivessem trabalhando de verdade em fábricas.
      Do céu, surgiram vários aros olímpicos, que se juntaram sob efeito de luzes e muitos fogos de artifício. Então, em um helicóptero, chega a Rainha Elizabeth II escoltada por "James Bond", que é interpretado por Daniel Craig.
Vista geral do Estádio Olímpico de Londres no início da Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres  Foto: AFP
Foto: Terra Brasil
      Outro que esteve presente na cerimônia foi "Mr. Bean". Além dele, Sir Timothy Berners-Lee, o criador do Word Wide Web, o famoso "www", é apresentado no centro do gramado, onde está sentado de frente para um computador.
      Ás 18h37, após várias delegações, o Brasil entra no Estádio Olímpico. Com Rodrigo Pessoa, como porta-bandeiras, o pelotão da frente brasileiro é formado principalmente pelos jogadores do basquete masculino.
      A pira olímpica foi acesa por alguns jovens. Depois disso, espécies de "pétalas" de flor onde foi posto fogo, se juntaram e formaram uma única pira, um espetáculo, localizado bem no centro do Estádio Olímpico.
Ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, o jogador de vôlei de praia Emanuel acena para o público durante a entrada da delegação brasileira no Estádio Olímpico  Foto: Marcelo Pereira/Terra
Foto: Terra Brasil
      O destaque negativo da festa vai para a lamentável atitude tomada pela deleção dos Estados Unidos da América. Todas as delegações deveriam abaixar a bandeira quando passassem em frente da Rainha, porém os americanos não obedeceram o protocolo.
     O show de encerramento foi feito pelo ex-Beatle, Paul McCartney, levando mais de 80 mil pessoas à loucura no estádio Olímpico de Londres. Está aberto oficialmente as Olimpíadas 2012.