07 julho 2016

Maior contratação da história do clube, Maicon é expulso e São Paulo se complica na Libertadores

São Paulo foi derrotado pelo Atlético Nacional e se complicou
Foto: Reprodução Twitter - São Paulo

O torcedor do São Paulo comemorou bastante quando o clube anunciou a contratação do zagueiro Maicon, junto do Porto, por R$22 milhões e mais 50% dos direitos econômicos de Lucão e Inácio, naquela que foi a maior contratação da história da agremiação. No entanto, nesta quarta-feira (06), pela semifinal da Taça Libertadores da América, no estádio do Morumbi, o defensor foi expulso e o Tricolor acabou sendo derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, por 2x0, complicando-se na competição, já que precisará vencer por três gols. 

A partida começou bastante equilibrada, com o São Paulo sendo empurrado por sua torcida e tentando encurralar o Atlético Nacional no campo de defesa. Thiago Mendes obrigou o goleiro Armani a fazer grande defesa em arremate de fora da área. 

Claramente sem criatividade com a ausência de Paulo Henrique Ganso, os donos da casa tentavam realizar as jogadas apostando nos lados do campo, mas faltava o meio campo de armação, já que Ytalo não conseguia desempenhar esta função tão bem quanto o camisa 10 são paulino, sem condições de jogo.

No segundo tempo, o Atlético Nacional começou pressionando e causou dois sustos na torcida são paulina. O primeiro deles, em contra-ataque rápido puxado por Marlos Moreno, o atacante Borja bateu cruzado, desviando em Maicon e se perdendo na linha de fundo. Na cobrança feita por Bocanegra, o próprio Borja testou no travessão.

Foi então que, aos 28 minutos, veio a confusão do confronto. Maicon e Borja se estranharam com o lance parado, e o zagueiro brasileiro deu um tapa na cabeça do colombiano. O árbitro argentino, Mauro Vigliano, expulsou o defensor e aplicou amarelo ao atacante. Pouco antes, Michel Bastos recebeu livre pelo lado esquerdo da área e chutou, à queima-roupa, para defesa de Armani.

E o Atlético Nacional se aproveitou da vantagem numérica para balançar as redes do São Paulo, aos 36 minutos. Em troca de passes envolvente, contando até com toque de calcanhar, a bola chegou até os pés de Borja, o qual, dentro da área, apenas tocou na saída de Denis, abrindo a contagem do marcador para os colombianos.

Totalmente desorganizado após a expulsão e o gol sofrido, os são paulino acabaram castigados, aos 43 minutos. Marlos Moreno recebeu ótimo passe dentro da área e deixou de calcanhar para Borja finalizar forte, vendo Denis ainda tocar na bola, mas não evitar o segundo tento, 2x0.

A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, 13, quando o São Paulo terá que reverter a vantagem do Atlético Nacional, no estádio Atanásio Girardot, em Medelim, na Colômbia, tendo que marcar três gols ou mais.