Del Valle arrancou empate nos minutos finais Foto: Reprodução/Facebook Conmebol |
Pela primeira vez desde 1991, brasileiros ou argentinos não chegaram à grande decisão da Taça Libertadores da América, já que nesta quarta-feira (20), ela foi disputada entre o Independiente Del Valle, do Equador, e o Atlético Nacional, da Colômbia, terminando empatada pelo placar de 1x1, no estádio Olímpico Atahualpa. O confronto de volta ocorre na semana que vem, dia 27, no Atanásio Girardot, sempre lembrando que não há critério de gol marcado fora de casa.
Mesmo longe de seus domínios, o Atlético Nacional começou a partida tomando as iniciativas e pressionando. Logo de cara, Borja, carrasco do São Paulo nas semifinais, arriscou chute de longe e obrigou o goleiro Azcona a se esticar todo.
Até que, aos 35 minutos, Macnelly Torres deslocou ótimo passe para Berrío, que fez o papel de pivô, trouxe para a perna direito e finalizou de fora da área, sem qualquer chance de defesa para o goleiro da equipe equatoriana, abrindo o marcador a favor dos colombianos e calando a torcida do Independiente Del Valle, que lotou o estádio.
No segundo tempo, a equipe da Colômbia não conseguiu ampliar sua vantagem, desperdiçou boas oportunidades e acabou castigada, aos 41 minutos, quando o meio campista Sornoza cobrou falta para dentro da área, o goleiro Armani, quase impecável nessa Libertadores, falhou, acabou rebatendo com o pé, e a bola pegou em Mina, sobrando para o zagueiro apenas completar às redes e deixar tudo igual.
O gol de empate do Independiente Del Valle deu um novo ânimo na partida para os poucos minutos restantes. A agremiação equatoriana tentou se lançar ao ataque em velocidade, porém perdeu o atacante José Angulo, artilheiro, justamente no lance da igualdade, ao sair lesionado de maca chorando, após entrada de Blanco.