28 julho 2016

HERÓIS DO OURO: Luan


Natural do município de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, nascido no dia 27 de março de 1993, Luan Guilherme de Jesus Vieira, ou apenas Luan, ganhou destaque atuando no futebol do Rio Grande do Sul, mas antes tendo perambulado por alguns times do interior paulista durante a juventude.

A história de vida do atacante começou bastante sofrida, pelo fato de ter perdido seu pai quando tinha apenas 5 anos, em um acidente de trânsito. Por isso, sempre foi bastante apegado a sua mãe, a faxineira Márcia Cristina de Jesus. Começou jogando na escolinha de futsal do Internacional, tendo passado também pelo futebol de salão do Rio Preto aos 15 anos.

Foi em 2012, pelo Tanabi, clube do interior de São Paulo, que começou a jogar nos campos. No entanto, ficou pouco tempo lá, apenas alguns meses, ates de retornar para defender as cores do América, agremiação de sua cidade natal. Acabou chamando atenção de olheiros do Grêmio em uma disputa de Copa São Paulo de Futebol Junior, na qual balançou as redes adversárias em seis oportunidades.

Com isso, acabou se transferindo para o time de Porto Alegre, no qual teve ascensão meteórica, sendo "lapidado" já que não possuía formação muito boa de campo e se destacou no Brasileirão Sub-20 de 2013, no qual os gaúchos foram semifinalistas, tendo Luan marcado 17 gols em 39 partidas na temporada, além de 13 assistências dadas.

Seu estilo rápido, goleador e ágil fez ele se transformar em um segundo atacante, deixando a antiga posição de centroavante de lado, estreando como profissional no elenco gremista em janeiro de 2014, pelo Campeonato Gaúcho.

O ano seguinte foi espetacular para Luan, que foi um dos destaques do Grêmio no Campeonato Brasileiro, ao anotar 10 tentos e entrar na seleção da competição. No entanto, 2016 começou bastante ruim, com a torcida protestando contra o atacante e atirando pipocas em seu carro. Ele não conseguia se encaixar no esquema de Roger Machado, mas voltou a ter boas atuações após ser escalado como "falso 9".

Em boa fase, Luan é cobiçado por várias equipes da Europa, tendo sua multa rescisória estipulada próxima aos 60 milhões de euros. Foi premiado com a convocação para a Seleção Brasileira Olímpica, que agora em agosto irá em busca do inédito ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro.