30 julho 2016

HERÓIS DO OURO: Gabriel Jesus


Tímido, humilde e cara de criança. Este é Gabriel Fernando de Jesus, ou simplesmente Gabriel Jesus para os torcedores do Palmeiras e amantes do futebol. Apontado como uma das maiores revelações desse esporte no Brasil nos últimos anos, o atacante é artilheiro em seu clube e também um dos escolhidos para buscar a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Natural da cidade de São Paulo, Gabriel Jesus nasceu em 3 de abril de 1997, no Bairro do Limão, mas depois se mudou para o Jardim Peri, local onde começou a jogar futebol ainda nas ruas e depois indo para algumas escolinhas do bairro.

Ganhou destaque atuando pelo Anhanguera, quando anotou 29 gols na Copa São Paulo Sub-15, sendo chamado para fazer alguns testes no Palmeiras. Nem precisava de "bola de cristal" para saber que Gabriel Jesus faria sucesso, rapidamente sendo apontado como uma das principais apostas da base palmeirense.

Em 2013, assinou seu primeiro contrato com o clube de Palestra Itália, começando no banco de reservas, mas assumindo o posto de titular com o disputar das partidas. Chegou a incrível marca de 54 gols em 48 partidas, justamente em seu primeiro ano no clube, tornando-se conhecido por boa parte dos torcedores, que já o apontavam como um possível sucessor de Neymar como melhor jogador brasileiro em atividade. 

Passou a ser observado pelo então treinador Ricardo Gareca, que chegou a relacionar Gabriel Jesus para algumas partidas, mas a comissão achou melhor não escalar o atacante, pois em 2014 o Palmeiras lutava contra o rebaixamento, e colocá-lo para jogar poderia ser nocivo para a carreira do jogador. 

Como a maioria dos jovens, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2015, mais uma vezes se destacando com 5 gols em 6 partidas, sendo promovido para o time profissional, no qual fez sua estreia naquele mesmo ano, em março, diante do Bragantino, em triunfo por 1x0, pelo Campeonato Paulista. Alguns meses mais tarde, em julho, anotou seu primeiro gol, contra o ASA, pela Copa do Brasil, em vitória por 1x0 também.

Aos poucos, Gabriel Jesus foi se transformando no principal nome do Palmeiras, ajudando a equipe a conquistar a Copa do Brasil em 2015 perante o Santos, mesmo tendo disputado pouco tempo da final devido à lesão no ombro. O ano de 2016 pode ser apontado como o melhor até agora, com direito à artilharia do Brasileirão e especulado em inúmeros times da Europa, entre eles Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Manchester City, mas parecendo que a equipe de Pep Guardiola ficará com o craque. O treinador espanhol, por sua vez, teria ligado e conversado com Gabriel para convencê-lo a ir para seu esquadrão.

Pela Seleção Brasileira, o atacante sempre foi lembrado pelas categorias de base, Agora, é uma das estrelas do time olímpico que buscará a inédita medalha de ouro, justamente nos Jogos do Rio de Janeiro. Provavelmente, ele formará trio de ataque com Neymar e Gabigol.