Rakitic deu toque de classe no segundo gol croata Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro |
A Croácia viu a classificação para a próxima fase da Eurocopa de maneira antecipada escapar nos minutos finais, muito por conta da atitude de alguns torcedores que atiraram sinalizadores em campo e estenderam o tempo do duelo diante da República Tcheca, nesta sexta-feira, 17, no estádio Geoffroy-Guichard, que terminou empatado por 2x2. Com isso, os croatas foram aos 4 pontos, enquanto os tchecos estão com 1.
Antes da bola rolar, um momento de muita emoção com o capitão da Croácia, Srna, que perdeu seu pai durante a competição, e se emocionou muito durante a execução do hino de seu país, não segurando às lágrimas.
Como era de se esperar, a Croácia começou a partida tentando pressionar e encurralando a República Tcheca no campo de defesa. No entanto, a falta de pontaria dos atacantes e o goleiro Petr Cech eram os principais responsáveis pelo insucesso nas conclusões.
Até que aos 36 minutos, Badelj recuperou bola no meio de campo e acionou, prontamente, o meio campista Perisic. Ele avançou com extrema liberdade, invadiu a área, encarou a marcação e bateu cruzado, desta vez, sem chances para Cech, abrindo o placar a favor dos croatas.
Veio a segunda etapa e, logo aos 13 minutos, a Croácia ampliou sua vantagem no marcador. Em vacilo da defesa tcheca, Brozovic deu passe açucarado para Rakitic, que de cara para o goleiro, apenas bateu com um toque de categoria, por cima, anotando o segundo tento.
Os gols sofridos desestabilizaram totalmente a República Tcheca, que via os croatas abusarem das oportunidades desperdiçadas, principalmente com Mandzukic, o qual parou em defesa de Petr Cech e depois tentou conclusão de primeira e mandou para fora.
A perda de tantos gols foi cruel para a Croácia. Aos 30 minutos, Rosicky descolou passe de três dedos para o meio da área, onde Skoda cabeceou e o goleiro Subasic foi estranho para a bola, não evitando que a República Tcheca descontasse.
Apesar da bola na rede, o duelo caminhava para triunfo dos croatas, que passaram a controlar as ações e não corriam riscos. Então, torcedores da própria Croácia atiraram sinalizadores e bombas no gramado, aos 42 minutos, chegando a quase atingir um dos funcionários do estádio.
Depois de alguns instantes, a partida foi reiniciada e a seleção que vencia até aquele momento foi castigada. O árbitro assinalou penalidade máxima em toque de mão do zagueiro Vida. Na cobrança, Necid bateu com violência, no meio do gol, estufando as redes e empatando a partida para a República Tcheca, 2x2.
Na última e decisiva rodada, marcada para a próxima terça-feira, 21, a Croácia terá vida difícil diante da Espanha, no Stade de Bordeaux, às 16h. No mesmo dia e horário, a República Tcheca mede forças com a Turquia, no Stade Felix Bollaert.