Foto: Reprodução/Facebook - UEFA Euro |
Todas as esperanças dos torcedores franceses estavam depositadas em dois jogadores, Paul Pogba e Antoine Griezmann. Não que não se tinha confiança no restante do elenco, mas esses eram os quais nutriam maior atenção, principalmente por conta da boa temporada que realizarem seus respectivos clubes, Juventus e Atlético de Madrid. No entanto, quem roubou as atenções nesta sexta à tarde, no Stade de France, foi Dimitri Payet.
O meio campista não sabia se começaria o jogo como titular na equipe comandada por Didier Deschamps. Havia um forte apelo, até mesmo entre a população francesa, para que o jovem Martial fosse escalado e o esquema usado fosse o 4-3-3, com Griezmann, Giroud e o talentoso atacante do Manchester United no setor ofensivo.
No entanto, quando a escalação foi divulgada, lá estava o nome de Payet. O meio campista faria função ofensiva, assim como atua no West Ham, clube pelo qual se destacou durante a temporada. Ele foi o melhor em campo e deu mostras já no primeiro tempo disso, pois saía de sua própria posição para tentar iniciar e articular as jogadas.
Seus esforços dos quarenta e cinco minutos iniciais foram recompensados no segundo tempo, quando, primeiramente, ele viu Pogba emendar de primeira o cruzamento dele e o goleiro Tatarusanu defender. Em seguida, colocou a bola na cabeça de Giroud, que não desperdiçou e abriu o placar.
Os franceses acabaram sofrendo o empate, em pênalti bobo cometido por Evra e convertido por Stancu. Aquele fato abalou os outros jogadores, que não conseguiam criar oportunidades claras de recolocar os donos da casa em vantagem. Porém, não abalou a estrela da noite, Dimitri Payet. O meio campista, nos instantes finais, acertou batida espetacular da entrada da área, a 91,9 km/h, sem qualquer reação para o goleiro, que golaço!
Não havia melhor forma dessa grande atuação de Payet ser encerrada, senão com aplausos. Justamente por isso, Didier Deschamps substituiu o meio campista, que deixou o Stade de France ovacionado pelos torcedores, não segurando as lágrimas e protagonizando mais um momento emocionante do futebol.