18 março 2016

O reencontro de Jürgen Klopp com o Borussia

Klopp foi ovacionado em sua despedida
Foto: Divulgação/Twitter
Não costumo escrever sobre a Uefa Europa League neste blog, mas acontecimentos extremos pedem medidas extremas. Nesta sexta-feira pela manhã, em sorteio realizado na cidade de Nyon, na Suíça, ficou-se decidido que as quartas de final da competição terão o confronto envolvendo Liverpool e Borussia Dortmund.

Pela história dos dois clubes, que possuem inúmeros títulos em suas respectivas salas de troféus, entre eles, cinco Champions League do Liverpool e uma do Borussia Dortmund. No entanto, não é só isso que deixa o confronto bastante interessante. A principal "pitada de sabor" no duelo está no fato do treinador Jürgen Klopp, atualmente dirigindo os Reds, reencontrar seu antigo clube, no qual teve o maior reconhecimento de sua carreira até aqui.

Até hoje, Klopp é venerado pela torcida do Borussia Dortmund, que o considera como um divisor de águas na história do clube. Logo quando assumiu o comando dos aurinegros, em 2008, a equipe passava por uma crise financeira e o treinador ajudou na reestruturação, levando-a até a grande decisão da Uefa Champions League 2012/2013. 

Agora, no comando do Liverpool, Klopp poderá reencontrar a temida Muralha Amarela, nome dado à torcida do Borussia, que costuma fazer um espetáculo a parte em cada partida no Signal Iduna Park, estádio de Dortmund. 

Confira os outros confrontos da Uefa Europa League:

Braga x Shakhtar Donetski
Villarreal x Sparta Praga
Athletic Bilbao x Sevilla
Borussia Dortmund x Liverpool