16 março 2016

Juve leva empate no fim e acaba eliminada pelo Bayern na prorrogação

Live photo
Thiago Alcântara foi o herói
dos alemães. Foto: Sporting Life

Foi por pouco, por muito pouco, mas a Juventus acabou eliminada pelo Bayern de Munique nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta, jogando na Allianz Arena, os italianos foram guerreiros e quase surpreenderam, mas foram derrotados por 4x2 para os alemães na prorrogação.

A vantagem era do Bayern, porém ela foi embora logo aos 5 minutos em um lance bastante esquisito envolvendo Alaba e Neuer. Após lançamento em profundidade, o lateral-esquerdo e o goleiro não se entenderam e a bola sobrou para Pogba apenas empurrar pro fundo das redes e abrir a contagem do marcador a favor da Juventus. 

Irreconhecíveis, os alemães eram pressionados no campo de defesa e não conseguiam criar oportunidades claras de balançar as redes. Se não fosse uma colaboração do árbitro, poderiam ter sofrido o segundo aos 22 minutos, quando Morata recebeu, e em posição legal, mandou pro gol, porém o lance foi invalidado por um suposto impedimento.

Apesar do tento anulado, a Juventus não se abateu e marcou um gol espetacular na Allianz Arena. Morata fez jogada sensacional, saiu em arrancada do meio campo, deixou três marcadores para trás, deu um drible da vaca e tocou para Cuadrado. O colombiano ameaçou finalizar, viu Lahm "passar lotado" para, aí sim, concluir às redes de Neuer e ampliar a vantagem italiana.

Se Neuer falhou no primeiro gol, é importante ressaltar o milagre operado por ele ainda na primeira etapa. Pogba foi acionado pelo lado esquerdo, cortou o marcador e rolou para Cuadrado chegar finalizando, mas parar em defesaça do goleiro alemão, à queima-roupa, praticamente na linha do gol.

O Bayern precisava jogar muito mais do que havia demonstrado na primeira etapa, e o início do segundo tempo não foi dos mais empolgantes. Tudo mudou quando Guardiola sacou Xabi Alonso para a entrada de Coman. A partir daí, os bávaros dominaram as ações da partida e viram a Juventus se fechar com nove defensores. 

Aos 28 minutos, Coman salvou bola que estava perdida e deixou com Douglas Costa. O meio campista brasileiro fez levantamento venenoso, na segunda trave, onde estava o artilheiro Lewandowski, que testou pro fundo das redes, finalmente conseguindo penetrar na forte defesa italiano, e recolocando o Bayern no duelo.

Iniciou-se um verdadeiro jogo de ataque contra defesa, no qual os alemães abusavam das chances desperdiçadas, pressionavam como podiam e viam o tempo passar. Até que aos 45 minutos, no apagar das luzes, Evra foi desarmado por Vidal na entrada da área. O chileno abriu para Coman, que levantou na cabeça de Thomas Müller, o qual não desperdiçou e testou pro fundo das redes, explodindo a Allianz Arena e levando o confronto à prorrogação.

Para os trinta minutos extras, Allegri não tinha mais alterações para fazer, já havia queimado todas durante o tempo regulamentar, estando apenas com Mandzukic como jogador do setor ofensivo. No primeiro tempo, os italianos seguraram-se bem, mas na segunda etapa, não deu! Depois de levantamento para dentro da área, Thiago Alcântara tabelou com Müller e deu um tapa na bola, no cantinho, sem chances para Buffon, festa completa em Munique.

O gol abateu a Juventus, que não tinha forças para reagir. Lançou-se ao ataque de maneira desesperada, e, consequentemente acabou castigada no contra-ataque. Coman arrancou em velocidade pela direita, invadiu a área, trouxe para a canhota e bateu bonito, definindo a classificação da agremiação da Baviera, 4x2.