17 março 2016

Em jogo marcado por racismo, Palmeiras perde para o Nacional e vaga fica difícil

Nico Lopez marcou o único gol do
jogo. Foto: Reprodução: Twitter Nacional

É triste noticiar novamente um caso de racismo no futebol. Ele aconteceu nesta quarta-feira, no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, onde Gabriel Jesus foi vítima de ofensas vindas de um torcedor. Em campo, o Palmeiras voltou a decepcionar na estreia do técnico Cuca, foi derrotado pelo Nacional por 1x0 e se complicou bastante na Taça Libertadores. Isso porque, os brasileiros permanecem com 4 pontos, enquanto os uruguaios foram à 8, Rosário Central tem 7 e o River Plate-URU soma 2.

Embalado por seus torcedores, o Nacional começou a partida pressionando o Palmeiras e Nico Lopez teria aberto o marcador logo aos 4 minutos se Fernando Prass não tivesse defendido. Depois, foi a vez de Barcia desperdiçar sua oportunidade.

Assim como é de praxe na Libertadores envolvendo brasileiros e uruguaios, o duelo foi bastante nervoso. Entradas fortes, jogadas duras e muita provocação de ambas as partes. Os jogadores palmeirenses pareciam ficar muito mais irritados em relação aos atletas do time charruo. Com isso, a primeira etapa foi passando e o Verdão não conseguiu chegar com perigo uma vez sequer.

Veio o tempo complementar e logo aos 2 minutos o Palmeiras teve a chance de abrir o placar. Gabriel Jesus foi lançado em profundidade por Dudu e tentou dar um toque por cobertura, porém o goleiro Conde foi mais esperto e conseguiu sair bem para defender.

O castigo pelo tento desperdiçado pela jovem promessa palmeirense veio em seguida. Fernandez abriu no lado esquerdo para Ramirez, que cruzou na segunda trave, onde estava o artilheiro Nico Lopez. O camisa 9 cabeceou no contrapé de Fernando Prass e colocou a redonda no fundo do gol brasileiro, abrindo o placar.

Pode-se imaginar que o gol despertou a agremiação brasileira, mas isso não aconteceu. O Palmeiras não conseguia chegar com perigo à meta uruguaia e ainda viu quando Nico Lopez ganhou na corrida de Vitor Hugo e parou em Fernando Prass, que se agigantou ao sair nos pés do camisa 9.

A melhor chance alviverde aconteceu nos últimos instantes da partida. Dudu deu belo passe pelo alto para Alecsandro, que dentro da área emendou a finalização direta para o gol, mas Conde realizou excelente defesa e espalmou, garantindo o triunfo do Nacional pelo placar de 1x0.

A nota triste da partida ficou por conta de mais um caso de racismo no futebol. Um torcedor do Nacional foi flagrado por câmeras dos canais Fox Sports ao fazer gestos imitando um macaco na direção do atacante Gabriel Jesus.