18 janeiro 2016

A mística camisa 21 da Juventus


O futebol possui alguns aspectos peculiares, os quais o fazem ser tão fascinante ao redor de todo o planeta. Um deles, é a numeração de camisas, algumas delas emblemáticas, como a 10 da Roma, usada por Francesco Totti, a 4 da Inter de Milão de Javier Zanetti, a 1 do São Paulo de Rogério Ceni, a 12 do Palmeiras de Marcos, entre inúmeras outras marcantes. Nesta reportagem, irei destacar a de número 21 da Juventus, não por um único jogador que a vestiu, mas sim por grandes nomes que já a usaram e pelo fato de o atual estar fazendo bastante sucesso.


Pode-se dizer que o primeiro grande jogador a vestir a camisa de número 21 da Juventus foi ninguém mais ninguém menos que um dos maiores jogadores da história da França, o lendário Zinedine Zidane, entre os anos de 1996 e 2001. Com as cores da Vecchia Senhora, o meio campista faturou 1 Mundial de Clubes, 1 Supercopa da Europa, 1 Copa Intertoto da Europa, 2 Campeonatos Italianos e 1 Supercopa da Itália, além de ter anotado 31 gols em 209 partidas e conquistado a maior premiação individual de sua carreira, os prêmios de melhor jogador do planeta pela FIFA e pela revista francesa "France Football".
Outro ícone do futebol mundial a vestir a camisa 21 da agremiação com sede em Turim foi o meio campista italiano Andrea Pirlo, entre os anos 2011 e 2015. Apesar de desacreditado em sua chegada por conta de diversas lesões, foi um dos principais nomes da Juve na conquista do Campeonato Italiano de forma invicta na temporada 2011/2012. Além desse "scudetto", faturou outros quatro do torneio nacional, também tendo triunfado em duas Supercopa da Itália e uma Copa Itália. Ficou bastante conhecido por suas cobranças de falta magistrais, as quais contribuíram com os seus 15 gols nos Bianconeros. 

Atualmente, a mística vestimenta com o número 21 nas costas está sob a posse do jovem argentino, Paul Dybala. Contratado por R$110 milhões junto ao Palermo, está honrando o sagrado manto e vem sendo um dos destaques da Juventus nesta temporada, em sua incrível arrancada no Campeonato Italiano, no qual foi titular em 14 partidas, tendo marcado 9 gols e dado 5 assistências. Esses números apenas comprovam o tamanho do peso em usar a mesma numeração de camisa de outros craques, como Zidane e Pirlo.