Foto: Globoesporte.com |
Sem duas de suas maiores estrelas, Neymar com problema muscular e Lionel Messi com cólicas renais, o Barcelona não precisou sequer jogar tudo que sabia e sem maiores dificuldades, com grande atuação de Luis Suárez, os catalães derrotaram o Guangzhou Evergrande pelo placar de 3x0 e encaram o River Plate na grande decisão do Mundial de Clubes, domingo, 20.
O jogo começou com um Barcelona controlando as principais jogadas e articulações, mas sem criar nenhuma oportunidade de gol. O Guangzhou, por sua vez, comandado por Luiz Felipe Scolari e com Elkeson, Ricardo Goulart e Paulinho entre os titulares, congestionava a entrada da área e se defendia como podia.
Se o gol não sai por mérito total de uma equipe, ele acontece por conta de falhas individuais e foi o que aconteceu aos 39 minutos do tempo inicial, quando o croata Rakitic finalizou de fora da área, o goleiro Li rebateu todo errado e Luis Suárez aproveitou para abrir o marcador.
Depois do gol espanhol, o Guangzhou parece ter acordado e quase chegou ao empate já no lance seguinte. Após cobrança de falta para dentro da área, Elkeson resvalou de costas e obrigou o goleiro Bravo a se esticar todo para evitar o pior.
No segundo tempo, logo aos 4 minutos, o Barcelona tratou de confirmar sua vaga para a grande decisão do torneio. Iniesta passou de maneira magistral para Luis Suárez, que dominou no peito e sem deixar a bola cair, estufou as redes chinesas.
Coube a ninguém mais, ninguém menos que o atacante uruguaio, autor dos dois primeiros gols do Barça, fechar a vitória com o terceiro tento, um "hat-trick". Munir foi derrubado dentro da área, penalidade máxima. O camisa 9 cobrou com perfeição e deu números finais ao jogo, 3x0.
Escalações:
Barcelona: Bravo; Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Jordi Alba (Adriano); Busquets, Rakitic, Iniesta (Samper), Sergi Roberto (Sandro Ramirez); Luis Suárez e Munir. T: Luis Henrique.
Guangzhou Evergrande: Li; Zhang Linpeng, Feng, Kim Young Gwon, Zheng Zou (Li Xuepeng); Paulinho, Zheng Zhi, Huang Bowen, Zheng Long (Yu Hanchao); Ricardo Goulart e Elkeson (Gao Lin). T: Luiz Felipe Scolari.