15 dezembro 2013

Retrospectiva 2013: Brasil supera dúvidas e fatura Copa das Confederações

          Desta vez, iremos relembrar a conquista da Copa das Confederações, pelo Brasil, em pleno território brasileiro, justamente em um período que os comandados de Luiz Felipe Scolari passavam por dificuldades e tinham que superar a pressão por jogar frente a sua torcida.
          O Brasil estava no Grupo A, ao lado do "encardido" México, do Japão e da poderosa seleção da Itália. Na primeira rodada, um jogo mais tranquilo, diante dos japoneses. Logo aos 2 minutos, Fred ajeitou no peito, e Neymar pegou de primeira, na entrada da área, acertando o ângulo do goleiro Kawashima. Depois, Paulinho recebeu de Daniel Alves, e dentro da área, bateu forte, rasteiro, por debaixo do arqueiro asiático. Coube a Jô fechar a goleada, após ótimo passe do meio campista Oscar, 3x0.
          Na segunda partida, o sempre perigoso time do México. No entanto, mais uma vez, o Brasil soube contornar as adversidades e venceu pelo placar de 2x0. Logo aos 8 minutos, Daniel Alves cruzou, a zaga tirou mal, e Neymar pegou de primeira para abrir a contagem do marcador. No fim, mais uma do "talismã", Jô! Neymar, que antes marcara, agora fez ótima jogada pela esquerda, passou entre dois marcadores e só rolou para o centroavante do Atlético-MG deixar o seu, 2x0.
          No último duelo da primeira fase, a poderosa Itália, em um jogo bastante quente e polêmico. O Brasil abriu o placar nos acréscimos da primeira etapa, quando Dante, em posição irregular, aproveitou rebote de Buffon e colocou pras redes. Na segunda etapa, Giaccherini recebeu passe espetacular de Balotelli, e chutou cruzado, deixando tudo igual. Só que minutos depois, Neymar cobrou falta com extrema perfeição e recolocou os brasileiros em vantagem. Fred anotou o terceiro ao dominar ótimo lançamento de Marcelo. A Azurra reagiu em lance polêmico. Em bate-rebate na área, Chiellini colocou para as redes, mas o árbitro havia apitado penalidade em Balotelli. O gol acabou sendo validado. Sem problemas, pois Fred pegou rebote de Buffon e definiu, 4x2.
          Nas semifinais, o tão temido Uruguai. Será que haveria outra "Maracanazo"? Aos 14 minutos de jogo, o árbitro marcou pênalti de David Luiz em Lugano. Diego Forlán cobrou, mas Julio César foi brilhante e defendeu. Assim, antes do término da primeira etapa, Neymar ganhou de Muslera e Fred apareceu para abrir o marcador. Só que no início do segundo tempo, em bate-rebate na área brasileira, Cavani bateu cruzado e empatou. Quando todos já esperavam a prorrogação, eis que surge Paulinho. O volante cabeceia firme cruzamento de Neymar e coloca o Brasil na grande decisão, 2x1.
          Em um Maracanã lotado, o Brasil teria pela frente a toda poderosa Espanha, seria a "prova de fogo" para os comandados de Luiz Felipe Scolari. Só que foi até fácil demais para os brasileiros! Logo ao primeiro minuto, em confusão na área espanhola, Fred empurra a bola pro gol e abre o placar. Depois, antes do fim da primeira etapa, Neymar recebeu ótimo passe de Oscar, e quase da ponta da área, mandou um "foguete", no ângulo de Casillas. Coube a Fred, de novo o artilheiro, fechar o passeio brasileiro sobre a Espanha, em chute cruzado, onde o camisa 9 teve de acertar o corpo e bater de chapa, 3x0. Brasil campeão da Copa das Confederações!