12 dezembro 2013

Retrospectiva 2013: Bayern de Munique vence final alemã da Liga dos Campeões



          A edição 2012/2013 da Liga dos Campeões teve uma final envolvendo dois clubes do mesmo país. Ambos da Alemanha, Bayern de Munique e Borussia Dortmund duelaram no Estádio Wembley, na Inglaterra, em jogo vencido pelos bávaros por 2x1. Mas, vale a pena relembrar na nossa Retrospectiva, toda a campanha do time da Baviera.
O Bayern de Munique estava no grupo F, ao lado do Valencia, da Espanha, do Lille, da França, e do BATE Borisov, da Bielorrússia. Os alemães terminaram a primeira fase com 13 pontos conquistados em 6 partidas.
          Na primeira rodada, o Bayern derrotou o Valencia pelo placar de 2x1, com gols sendo anotados por Tony Kroos e Schweinsteiger.  Só que na segunda rodada, os alemães acabaram surpreendidos pelo desconhecido BATE Borisov, e perderam por 3x1. O terceiro jogo da fase de grupos foi diante do Lille, e vitória por 1x0, gol de Thomas Müller, em confronto feito na França. Na volta, na Allianz Arena, massacre bávaro, com tentos de Schweinsteiger, Claudio Pizarro (3), Robben e Tony Kroos, triunfo por 6x1. Depois, empate por 1x1 com o Valencia, na Espanha e goleada por 4x1 sobre o BATE Borisov, com "redondas" sendo colocadas na rede por Mario Gomez, Shaqiri, Thomas Müller e Alaba., 4x1.
          Vieram as oitavas de final, e o sorteio colocou Bayern de Munique e Arsenal frente a frente. A primeira partida, em pleno Emirates Stadium, só deu o time da Alemanha, que venceu pelo placar de 3x1, com gols sendo anotados por Kroos, logo aos 7 minutos em sobra na entrada da área, depois Thomas Müller aproveitou rebote do goleiro e ampliou. Os Gunners descontaram com Podolsky, mas viram o croata Mandzukic definir, 3x1. No jogo de volta, na Allianz Arena, o time da Inglaterra conseguiu um feito incrível, derrotou os donos da casa por 2x0, com tentos feitos por Giroud e Koscielny, mas que não evitaram a eliminação britânica e a classificação do clube da Baviera.
          Nas quartas de final, confronto de campeões nacionais, Bayern de Munique e Juventus. Na primeira partida, na Allianz Arena, logo ao primeiro minuto, o lateral esquerdo Alaba arriscou de longe e contou com a colaboração de Buffon para abrir o placar. Depois, já no segundo tempo, Mandzukic pegou rebote do goleiro e deixou para Thomas Müller fechar, 2x0. Na volta, os alemães repetiram o placar da ida, e com gols anotados por Javi Martinez, de peixinho, e por Pizarro, que em chute cruzado, decretou a classificação bávara.
          Nas semifinais, o temido Barcelona, de Joseph Guardiola. Temido? Não, para o Bayern de Munique. No primeiro jogo, um passeio alemão na Allianz Arena. Os comandados de Jupp Heynckes abriram o placar em cabeçada de Thomas Müller. Depois, o autor do primeiro gol ajeitou para o "matador" Mario Gomez ampliar. O terceiro tento ficou a cargo de Thomas Müller mais uma vez, e o holandês Robben fechou a goleada da Baviera. No Camp Nou, na volta, um verdadeiro baile! Messi, machucado, não jogou, e viu o Bayern abrir o placar com Robben, acertando um lindo chute de fora da área. Desestabilizado, o Barça viu quando Piqué anotou contra e Müller fechou o massacre, 3x0, e no agregado, incríveis 7x0. Bayern na decisão!
          A final foi disputada no lendário estádio Wembley, localizado na cidade de Londres, capital da Inglaterra. O Bayern de Munique enfrentaria um de seus maiores rivais na Alemanha, o Borussia Dortmund, sensação da Liga dos Campeões. Os gols saíram apenas na segunda etapa. O primeiro foi dos bávaros aos 14 minutos, quando Robben recebeu na área e cruzou para Mandzukic completar. Os aurinegros empataram com Gundöngan cobrando pênalti. Mas, já no final, Robben, que antes dera o passe, aproveitou descuido da defesa e tocou na saída de Weidenfeller, 2x1, e Bayern de Munique campeão da Liga dos Campeões da Europa.