28 outubro 2013

Clima de Copa: As maiores rivalidades

       Para você já começar a entrar no clima da Copa do Mundo, o Pênalti FC resolveu montar uma série de reportagens especiais sobre seleções que disputarão o torneio no Brasil em 2014. Comecemos pelas maiores rivalidades do futebol mundial.

5) Coréia do Sul X Coréia do Norte - Pode não ser um jogo que o "mundo pare" para assistir, mas é uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Coréia do Sul e Coréia do Norte possuem uma relação extremamente tensa, e que a qualquer desentendimento pode causar sérios problemas. O território coreano foi dividido após a Segunda Guerra Mundial, quando americanos dominaram o lado sul, e os soviéticos a parte norte. No futebol, a parte Sul é amplamente superior, e as duas equipes costumam se enfrentar com muita rivalidade dentro e fora das quatro linhas, principalmente pela questão política.

4) Portugal X Espanha - Portugal e Espanha são dois países vizinhos, localizados na Península Ibérica. A rivalidade no futebol se deve por conta da história existente entre as duas nações. As "faíscas" começaram a acontecer nos Séculos XV e XVI, quando ambos lutavam pelas novas terras no período das grandes navegações. Um fator que acirrou esta disputa foi o Tratado de Tordesilhas, onde ficou estabelecida a divisão da América, sempre com a Espanha levando vantagem. Em campo, espanhóis também possuem um desempenho melhor que os portugueses, pois venceram 16 das 35 partidas, enquanto os lusos triunfaram apenas em 6 ocasiões.

3) Itália X França - Mais uma rivalidade entre duas nações da Europa. Esse confronto ficou cada vez mais disputado principalmente com confrontos históricos no futebol que ocorreram entre as seleções no cenário mundial. Sendo que Itália e França já enfrentaram-se seis vezes em partidas da Copa do Mundo, com um título dos italianos conquistado sobre os franceses na edição de 2006. Não se sabe ainda se os Bleus virão ao Brasil para disputar o torneio em 2014, mas sabe-se que em caso de confronto entre ambas as equipes, a rivalidade será grande, e promete "parar o mundo".

2) Argentina X Uruguai - Este é o segundo maior clássico da América do Sul e também de todo o planeta. É o clássico do Rio da Prata, que divide os dois países territorialmente. A primeira partida aconteceu em 20/07/1902, e terminou com a incrível goleada dos argentinos pelo placar de 6x0. Ao todo são 199 partidas disputadas, com 85 vitórias argentinas contra 64 uruguaias, e outros 50 empates. Os "hermanos" anotaram 323 gols nos confrontos contra a Celeste, que balançou as redes em 251 oportunidades. Em Copas do Mundo, foram apenas 2 confrontos, com uma vitória para cada lado. O Uruguai ainda terá que passar pela repescagem, mas adoraria enfrentar a rival Argentina, já que essa rivalidade vem desde os habitantes de ambos os países.

1) Brasil X Argentina - Este é o maior clássico de todos os tempos, e isso não é novidade para ninguém. Vizinhos territorialmente, Brasil e Argentina rivalizam no futebol desde 1914, quando o primeiro amistoso foi realizado na cidade de Buenos Aires, e terminou com vitória dos donos da casa por 3x0. Ao todo, foram cerca de 99 jogos, com os brasileiros levando uma pequena vantagem sobre os argentinos, são 38 vitórias contra 36, e ainda houveram 25 empates. Na quantidade de "bolas na rede", a Argentina ganha por um gol, já que são 157 dos "hermanos" contra 156. Seria uma grande honra para o Brasil, poder derrotar a maior rival em uma Copa do Mundo, e dentro de sua própria terra. Por outro lado, para a Argentina, seria fantástico derrotar os brasileiros em um Maracanã lotado na final do torneio.