21 dezembro 2012

Análise - Taça Libertadores da América 2013

      Já começando a cobertura da Taça Libertadores da América 2013, o Pênalti FC preparou uma análise detalhada de todos os jogos das preliminares do torneio, além das expectativas para a fase de grupos, quem deve passar e quem ficará pelo caminho.


PRÉ-LIBERTADORES


Jogo 1 -Tigre-ARG x Deportivo Anzoátegui-VEN - O polêmico time do Tigre da Argentina, que se recusou a voltar para o segundo tempo na final da Copa Sul-Americana, acabou tendo vida fácil no sorteio da pré-Libertadores. O time de Vitória enfrentará o desconhecido Deportivo Anzoátegui. Tigre avança e irá para o grupo do Palmeiras (Grupo 2).


Jogo 2 - Grêmio x LDU-EQU - O Grêmio não teve sorte. Terá que encarar a altitude equatoriana, além do tradicional e copeiro time da LDU. No entanto, os brasileiros são favoritos, já que o clube do Equador está enfraquecido. O Tricolor Gaúcho deve passar e se juntar ao Fluminense no Grupo 8.


Jogo 3 - Tolima-COL x Universidad Cesar Vallejo-PER - O Tolima, tão temido pelos corintianos, também não deve ter problemas para chegar até a fase de grupos do torneio, pois enfrentará um fraco Universidad César Vallejo, do Peru. O Tolima passará e chegará ao grupo 6.


Jogo 4 - Olimpia-PAR x Defensor-URU - É talvez o confronto mais equilibrado desta fase da competição ao lado de Grêmio e LDU. O Defensor tem no currículo o fato de já ter eliminado o Flamengo, e o Olimpia já conquistou o título. A tradição deve prevalecer, e os paraguaios deverão passar para o grupo 7.


Jogo 5 - São Paulo x Bolívar-BOL - O São Paulo terá como maior adversário a altitude boliviana. Este deve ser o único cuidado a ser tomado pelo time brasileiro, que deverá conquistar a classificação facilmente no Morumbi. São Paulo avançará e chegará ao grupo 3 junto do Atlético-MG.


Jogo 6 - Deportes Iquique-CHI x León-MEX - O Deportes Iquique foi longe ao conseguir se classificar para a pré-Libertadores, mas a sensação chilena deve parar por aí, já que pega o bom time do León, do México, que deve avançar sem problemas e se juntar ao grupo 4.

FASE DE GRUPOS

Grupo 1: Barcelona de Guayaquil, Nacional, Boca Juniors e Toluca. - Este pode ser considerado o "Grupo da Morte". Contém os poderosos Nacional de Montevidéu e o Boca Juniors. Além do tradicional Barcelona de Guayaquil e o perigoso time do Toluca. Devem passar Boca Juniors e Nacional, mas nenhum deles terá vida fácil.

Grupo 2: Sporting Cristal, Libertad, Palmeiras e Jogo 1. - O Palmeiras até que teve sorte. Apesar de ainda não ter um time pronto, não deve ter muitos problemas para avançar de fase. O Sporting Cristal por sua vez é bastante fraco e não deve incomodar. O  tradicional Libertad deve conquistar a outra vaga, já que não se pode apostar muito no Tigre (que deve passar pela pré), pois se a coisa complicar, eles podem não querer jogar. 

Grupo 3: Arsenal de Sarandi, The Strongest, Atlético-MG e Jogo 5. - Neste grupo, o Atlético-MG deve conquistar sua vaga ao lado do São Paulo, que provavelmente passará pela preliminar da competição. O Arsenal de Sarandi costuma ser perigoso quando joga em casa, mas não costuma atrapalhar. Por sua vez, o The Strongest é muito difícil de ser batido em casa por conta da altitude, mas "abre as pernas" quando joga como visitante.

Grupo 4: Vélez, Peñarol, Emelec e Jogo 6. - Outro grupo bastante complicado. Terá o poderoso Vélez, que deve confirmar sua classificação sem problemas, e também o tradicional Peñarol, que provavelmente ficará com a segunda vaga. Além deles, o Emelec, que é "chato" jogando em seu "caldeirão", mas não irá longe, e possivelmente o León, que pode roubar pontos, mas ficará com a lanterna. 

Grupo 5: Corinthians, San José, Millonarios e Tijuana. - Assim como o rival Palmeiras, o Corinthians deve ter vida fácil na primeira fase do torneio continental. O maior problema do Timão deve ser o embalado Millonarios, que chegou até a final da Sul-Americana, no entanto, como há duas vagas, ambos passarão. Por outro lado, como todos os times bolivianos, o San José espera somar pontos em casa para almejar algo. O Tijuana não deve atrapalhar ninguém nesse grupo, o mais cansativo será a longa viagem até o México.

Grupo 6: Independiente Santa Fé, Cerro Porteño, Real Garcilaso e Jogo 3. - Um grupo sem maiores confrontos, onde o Cerro Porteño deve se sobressair, e carimbar a primeira classificação. Na segunda posição, devem disputar uma vaga o Independiente Santa Fé e o Tolima (que possivelmente passará da pré). O Real Garcilaso será o "saco de pancadas" da chave.

Grupo 7: Deportivo Lara, Universidad de Chile, Newell's Old Boys e Jogo 4. - Um grupo também mais enfraquecido. La U desmontou sua equipe que triunfou na Sul-Americana em 2011, mas mesmo assim deve conseguir a classificação. Brigarão pela segunda vaga do grupo o Newell's Old Boys e o Olimpia do Paraguai. O Deportivo Lara deverá fazer excursões nesta Taça Libertadores.

Grupo 8: Fluminense, Huachipato, Caracas e Jogo 2. - Ficou fácil para os dois times brasileiros. O Fluminense e muito provavelmente o Grêmio só jogarão para saber quem ficará na primeira e segunda colocação. O Huachipato, campeão chileno, não deve incomodar, assim como o Caracas, que apesar de já ser experiente no torneio, não cegará longe.