22 junho 2016

CR7 desencanta, Portugal empata com Hungria e avança; Islândia vence no fim e se classifica

Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo e brilhou
Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro

Portugal ficou por um triz de ser eliminado ainda na fase de grupos da Eurocopa, mas graças a Cristiano Ronaldo, que finalmente teve uma grande atuação, os lusos conseguiram empatar pelo placar de 3x3, nesta quarta-feira, 22, no Stade des Lumiéres, com a seleção da Hungria, chegando aos 3 pontos e passando entre os melhores terceiros colocados, enquanto os húngaros ficaram na liderança do grupo F com 5.

A partida começou bastante equilibrada, com os portugueses tentando criar as melhores oportunidades para abrir o marcador. No entanto, quem balançou as redes pela primeira vez foi a Hungria. Após cobrança de escanteio, a defesa lusa não afastou completamente e Gera dominou no peito, emendando a batida logo em sequência, cruzada, no canto esquerdo de Rui Patrício, que se esticou todo, mas não evitou o tento.

O gol sofrido eliminava Portugal de maneira precoce ainda na fase de grupos. Foi então que apareceu Cristiano Ronaldo! O camisa 7 começou sua grande atuação ao dar passe açucarado para Nani invadir a área finalizando e deixando tudo igual, vencendo o goleiro Király. 

Veio a etapa complementar e um ritmo alucinante tomou conta do confronto. Logo ao primeiro minuto, Dzsudzsák cobrou falta, a bola desviou na barreira e matou Rui Patrício na jogada, recolocando os húngaros em vantagem.

No entanto, a resposta dos lusos foi imediata e em grande estilo, justamente por aquele que é considerado por muitos como o melhor jogador do mundo. João Mário escapou pelo lado direito e cruzou rasteiro para Cristiano Ronaldo dar toque sensacional de calcanhar, igualando o placar novamente e tornando-se o único jogador a marcar em quatro edições seguidas de Eurocopa (2004, 2008, 2012 e 2016).

Só que mais uma vez a Hungria voltou a ficar a frente do marcador, levando o craque luso à irritação. Dzsudzsák tentou a primeira em cobrança de falta, a bola pegou na barreira e voltou para o meio campista, que clareou a jogada e emendou o arremate de fora da área, contando com desvio em Nani para tirar a redonda do alcance do goleiro, 3x2.

Mas, assim como tinha sido esse início de segunda etapa, Portugal voltou a balançar as redes com Cristiano Ronaldo. O camisa 7 recebeu cruzamento pelo alto de Quaresma e testou bonito, para o fundo das redes de Király, 3x3. Tudo isso em apenas 16 minutos de jogo.

O confronto era aberto, ambas as seleções buscavam criar oportunidades e a defesa portuguesa mostrava-se bastante insegura, vendo, inclusive, Szalai recebeu cruzamento e carimbar a trave, quase anotando outro tento, o qual seria da eliminação dos lusos.

Em determinado momento da partida, tanto Portugal quanto Hungria pareceram extremamente satisfeitos com o resultado, que classificava a ambos, e "tiraram o pé do acelerador", apenas trocando passes e fazendo o relógio andar, terminando em 3x3.

Islândia faz história, bate Áustria e vai à próxima fase

Islândia fez história ao se classificar às oitavas
Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro
Quem diria que a Islândia faria tanta história na Eurocopa. Em sua primeira participação no torneio, os islandeses derrotaram a Áustria nesta quarta-feira, 22, no Stade de France, pelo placar de 2x1, chegando aos 5 pontos e se classificando em segundo no grupo, enquanto os austríacos decepcionaram e foram eliminados com apenas um ponto.

Buscando surpreender e jogando contra um time sem criatividade alguma, a Islândia abriu o marcador aos 17 minutos. Gunnarsson cobrou lateral para dentro da área, Árnason resvalou de cabeça e a bola sobrou para Bödvarsson, que colocou no fundo das redes. 

Os austríacos poderiam ter empatado ainda no primeiro tempo, mas Dragovic cobrou penalidade máxima na trave. Só que a igualdade veio na etapa complementar, quando Schöpf recebeu passe de Alaba, fez linda jogada individual, cortou o marcador e bateu sem chances para o goleiro, cruzado.

Quando todos imaginavam que o duelo terminaria com o marcador igual, no último lance da partida, a Islândia fez seus torcedores explodirem em festa. Em contra-ataque fulminante, a bola chegou até Traustason apenas completar para as redes de carrinho, colocando os islandeses nas oitavas de final, 2x1.