15 junho 2016

Com gols no fim, França bate Albânia e vai às oitavas

Griezmann abriu caminho para triunfo francês
Foto: Reprodução Facebook - UEFA Euro

Foram nos instantes finais, mas a França conseguiu derrotar a Albânia pelo placar de 2x0 nesta quarta-feira, 15, no estádio Velódrome, garantindo classificação para as oitavas de final ao chegar aos seis pontos, estando na liderança do grupo A. Os albaneses, por sua vez, veem o sonho de disputar a primeira Eurocopa de sua história acabar precocemente, ainda na fase de grupos.

A primeira etapa foi bastante fraca tecnicamente. Como era de se esperar, os franceses, apoiados pelos torcedores que lotaram o estádio, tomaram a iniciativa, mas não conseguiram oferecer perigo à meta defendida pelo goleiro Berisha, muito por conta da forte marcação imposta pela seleção da Albânia.

Os albaneses, inclusive, chegaram a assustar em cobrança de escanteio ensaiada. Memushaj cobrou rasteiro, para a marca do pênalti, onde Lenjani entrou finalizando, porém sendo travado pelo experiente lateral Evra.

Didier Deschamps, técnico da França, via que seu time não rendia como esperado. Payet tentava criar jogadas, mas era inoperante. Griezmann e Pogba, dois dos principais craques franceses na atualidade assistiam a tudo do banco de reservas, apenas esperando o momento de entrar. O segundo foi a campo logo no intervalo, no lugar de Martial, porém a inoperância francesa continuava.

No segundo tempo, a Albânia começou dando um susto enorme logo aos 6 minutos. Após levantamento para dentro da área francesa, a bola pegou nas costas de Sagna em disputa e carimbou a trave de Lloris, voltando em Memushaj, que tentou concluir com a cabeça mesmo caído, com a bola se perdendo pela linha de fundo.

A resposta dos franceses veio em seguida, quando Pogba recebeu pelo lado direito, entrou na área finalizando, mas a bola acabou subindo, não causando maior perigo ao goleiro Berisha. Depois, o atacante Giroud teve duas oportunidades de balançar as redes, ambas pelo alto. Na primeira, ele cabeceou para fora e a segunda na trave.

Vendo que Coman não estava fazendo uma boa segunda etapa, Deschamps resolveu colocar seu outro astro, Griezmann, aos 22 minutos. O treinador ainda sacou Giroud para entrada de Gignac, porém os franceses continuavam bastante apáticos. Matuidi foi quem chegou mais próximo de marcar, em chute seu que desviou e quase matou o goleiro Berisha.

Então, quando todos já imaginavam que a Albânia faria história e somaria seu primeiro ponto em Eurocopas justamente contra a poderosa anfitriã do torneio, eis que aparece Griezmann, aos 44 minutos! A imprensa francesa comentava à respeito do emocional do atleta estar abalado por conta da perda do pênalti na final da UEFA Champions League pelo Atlético de Madrid, mas o atacante de 1,75m se redimiu, recebeu cruzamento de Rami e, sem sair do chão, cabeceou no cantinho direito, fazendo explodir em festa o Velódrome.

Completamente abalados por conta do gol sofrido, os albaneses se lançaram ao ataque e sofreram o golpe fatal aos 50 minutos. Pogba dá lançamento para Gignac, que acaba escorregando. Para sorte do atacante, a bola sobrou com Payet, o qual clareou a jogada, tirou a marcação e bateu forte, sem chances para Berisha, definindo o triunfo dos Bleus, 2x0.

Na última rodada, a França duelará com a Suíça para confirmar a primeira colocação da chave, às 16h, no domingo, 19, no estádio Pierre-Mauroy. A Albânia entra para cumprir tabela no mesmo dia e horário contra a Romênia, que ainda possui chances remotas de classificação, no Stade des Lumiéres.