01 agosto 2016

HERÓIS DO OURO: Neymar

Ele é considerado o maior jogador brasileiro da atualidade. É o capitão da Seleção Brasileira Olímpica e lutará pela conquista da inédita medalha de ouro, justamente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esse é Neymar, principal esperança do Brasil para levar a equipe à conquista.

Com 24 anos, ele tem tudo que sempre desejou. Nascido no município de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 1992, Neymar poderia ter sido Matheus, a primeira intenção de nome de sua mãe, Nadine, no entanto depois de uma semana acabou se decidindo por lhe dar o mesmo nome do pai.

Em biografia, já foi revelado que Neymar escapou de um acidente logo aos 4 meses de vida, quando estava indo para a Baixada Santista visitar parentes com seus pais. Um carro atingiu o veículo da família, provocando uma grave colisão, na qual o pai afirma que, "A perna esquerda foi parar em cima da outra. Púbis. Bacia. Tudo desencaixou no meu corpo.". O garoto foi encontrado por pessoas que foram socorrê-los, embaixo de um dos bancos, com apenas um corte na cabeça, mas todo ensanguentado. 

Sua vida no futebol começou na Portuguesa Santista, quando tinha apenas seis anos. Porém, rapidamente foi descoberto por Zito, que o levou ao Santos cinco anos mais tarde. Como era de família humilde, ele, seu pai e sua mãe viviam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente. 

No clube de Vila Belmiro, sempre foi apontado como um sucessor de Robinho, o qual Neymar enxergava como um ídolo. Com 14 anos, passou por um período de testes no time do Real Madrid, sendo aprovado para permanecer no clube espanhol. No entanto, o Santos não queria se desfazer do jogador e o pagou R$1 milhão para que permanecesse no alvinegro praiano e pudesse se profissionalizar ali.

As coisas na vida de Neymar iam muito bem. Em 2008, ele assinou seu primeiro contrato como profissional, fazendo sua estreia no ano seguinte, em 7 de março, em duelo válido pelo Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu, diante do Oeste. Uma semana depois, marcou seu primeiro gol, contra o Mogi Mirim, comemorando como Pelé fazia, dando um soco no ar e pulando, eleito a revelação do torneio estadual de 2009.

O ano de 2010 começou promissor para Neymar, que ao lado de Paulo Henrique Ganso, Robinho e André, infernizou os rivais e levou o Santos a conquistar o Campeonato Paulista, caracterizando-se pelo seu jeito "alegre e ousado" de jogar. Além disso, também comandou os santistas no triunfo da Copa do Brasil, sendo o artilheiro da competição. Tamanho destaque no futebol nacional só poderia despertar interesse de grandes clubes europeus, mas o jovem talentoso decidiu ficar em Vila Belmiro, recusando proposta tentadora do Chelsea.

E a decisão de ficar não poderia ser mais acertada! Mesmo não sendo chamado para disputar a Copa do Mundo de 2010, apesar do forte apelo da população, Neymar era considerado por muitos como o melhor jogador em atividade no país, e sua consagração veio em 2011. O camisa 11 do Santos foi crescendo junto com seu time na disputa da Taça Libertadores e marcou um dos gols na vitória por 2x1, na grande decisão do torneio diante do Peñarol, dando a taça ao Peixe depois de 48 anos. Porém, não conseguiu ter o mesmo desempenho no Mundial, e acabou sendo goleado pelo Barcelona, juntamente com o restante de sua equipe, por 4x0.

Apesar do insucesso, Neymar não tinha limites. Colecionava atuações espetaculares, como quando anotou quatro gols no Atlético-PR ou então quando foi aplaudido pelos torcedores do Cruzeiro, em pleno estádio Independência. Ajudou o Santos a conquistar a Recopa e o Paulistão em 2012, para no ano seguinte se transferir ao Barcelona, deixando o Brasil bastante emocionado e chorando na execução do hino nacional em sua despedida diante do Flamengo, no estádio Mané Garrincha.

No futebol espanhol, aos poucos foi ganhando seu espaço, obtendo destaque, fazendo os torcedores catalães se renderem ao seu talento. Passou a formar um trio de sucesso com os também sul-americanos Lionel Messi e Luis Suárez, envolvendo os adversários com lances geniais e faturando um Mundial de Clubes (2015), uma UEFA Champions League (2014/2015), uma Supercopa da UEFA (2015), dois Campeonatos Espanhóis (2014/2015 e 2015/2016), duas Copas do Rei (2014/2015 e 2015/2016) e uma Supercopa da Espanha (2013).

Neymar acabou ficando marcando por escândalos fora de campo. Desde sua tumultuada transferência para o time da Catalunha, na qual até hoje não se sabe ao certo os valores da negociação, até acusação de sonegação de impostos envolvendo o próprio jogador e seu pai.


Pela Seleção Brasileira, Neymar sempre foi um de seus protagonistas, ajudando na conquista do Sul-Americano Sub-20 de 2011. Na principal, estreou em 2010, contra os Estados Unidos, aos poucos se transformando no principal nome, mas sem conseguir repetir suas grandes atuações de clubes, tendo conquistado uma Copa das Confederações em 2013. Na Copa do Mundo de 2014, nas quartas de final, acabou sofrendo entrada criminosa do colombiano Zuñiga e não disputou a vexatória semifinal dos 7x1 da Alemanha.

Agora, Neymar tem a chance de reescrever um novo capítulo na Seleção Brasileira, podendo ser o grande comandante na conquista da inédita medalha de ouro, justamente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.